segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O jogo que eu vi por Óscar Rosas – Honra 3.ª Jornada

Emoção até ao último segundo
Bom Pastor e Meinedo protagonizaram neste sábado um jogo eletrizante.
Venceram os visitados mas a incerteza do resultado durou até ao apito final.
Quando a buzina tocou os jogadores do Bom Pastor suspiraram de alívio já que a sua vitória foi arrancada a ferros.
O resultado espelha as dificuldades do Bom Pastor que teve de suar para confirmar o seu favoritismo e conquistar os três pontos.
O Bom Pastor entrou forte no jogo que começou, praticamente, com o golo de “Rato” aos cinquenta e três segundos. Pouco depois os visitados poderiam ter ampliado a vantagem quando André Pereira apareceu isolado perante o guardião José Veiga, valendo a boa intervenção deste guarda-redes.
Porém, aos poucos, o Meinedo equilibrou o jogo.
Subiu as linhas e passou a defender num bloco alto. No ataque abria em 2x2, com entradas na diagonal, sobretudo através de Lindordo, que entrava bem da esquerda para o meio, baralhando a defensiva contrária.
Por sua vez o Bom Pastor privilegiava um bloco médio/baixo a defender e organizava-se ofensivamente a partir dum 4.0.
As oportunidades de golo – várias – surgiam em ambas as balizas.
Mas jogadores mais desequilibradores (Pedro Azevedo, “Rato”, Sílvio Sousa, entre outros) e uma maior percentagem de efetividade foram argumentos suficientes para dominar um adversário que nunca deixou de incomodar.
Estava um jogo louco quando, a quatro segundos do fim, aconteceu o momento do jogo.
O guarda-redes do Meinedo José Veiga defendeu uma bola e saiu rapidamente a jogar. Já perto da área do Bom Pastor José Veiga perde a bola e na tentativa de a recuperar comete falta. Como a sua equipa já tinha cinco faltas houve lugar a um livre de dez metros. Encarregado da sua marcação Ivo Sá rematou forte para grande defesa de José Veiga. A bola porém ressaltou para a frente e o mesmo Ivo Sá recargou com êxito e fez o 6-5. Faltava um segundo para o jogo terminar.
Arbitragem: Tarde absolutamente descansada da equipa de arbitragem que ajuizou (quase) sempre bem os lances mais complicados. Apenas uma dúvida: aos 9’03’’ da segunda parte, num lance dentro da área do Bom Pastor, entre Bruno Couto e Paulo Martins, deu a sensação que o guarda-redes do Bom Pastor tinha derrubado em falta o seu adversário. O árbitro, bem colocado, nada assinalou e os atletas do Meinedo também não reclamaram. Assim sendo…
Melhor em campo:
Lindordo Lopes:
O mais mexido da sua equipa e o que mais perigo causou. Acrescentou sempre velocidade ao jogo, o suficiente para não dar descanso à defensiva do Bom Pastor. Marcou um excelente golo (jogada individual) e teve participação em mais dois golos da sua equipa.
Outros destaques:
Núcleo D. Bairro Bom Pastor:
Pedro Azevedo:
Exibição consistente e dinâmica. A objetividade e velocidade que empregou conferem outra dimensão ao seu futsal comparativamente com outros colegas.
Ricardo Costa “Rato”: Profícuo e inteligente no passe a isolar colegas, demonstrando uma visão de jogo muito especial. Soube sempre desempenhar a sua dupla função com seriedade e eficácia. Quando foi necessário juntar esforços defendeu com segurança mas quando era para atacar esteve sempre pronto.

J. D. Meinedo:

Cláudio Afonso:
Mostrou boa leitura de jogo o que lhe permitiu ganhar várias bolas e sair a jogar. Rematou muito à baliza fazendo uso do seu potente remate. Alguma impetuosidade que se dispensa em certas entradas.

Os golos:
0’53’’
[1-0]: Jogada de Francisco Fraga pela esquerda culminada com uma assistência perfeita para “Rato” que sozinho dentro da área rematou, de primeira, para o fundo das redes.
9’19’’ – [1-1]: Correspondendo a um passe de Pedro Matos, Bruno Couto apareceu solto à boca da baliza a fazer um golo fácil.

12’07’’ – [2-1]:
Fábio Custódio, à entrada da área, rematou fraco mas, com alguma felicidade, a bola embateu num adversário e desviou a trajetória da bola traindo José Veiga.
19’03’’ – [3-1]: Cristiano Martins conduziu a bola em velocidade desde e o seu meio campo e, no momento certo, abriu na esquerda ao seu colega Francisco Fraga que, já com ângulo reduzido, rematou fraco e rasteiro, passando a bola entre as pernas do guardião José Veiga, que ficou muito mal na fotografia.
20’15’’ – [3-2]: Excelente jogada individual de Lindordo Lopes que se isolou e rematou rasteiro à entrada da área.
30’28’’ – [3-3]: Boa jogada individual de Lindordo Lopes culminada com um remate ao poste. Na recarga apareceu, oportuno, Bruno Couto a fazer o golo.
31’18’’ – [4-3]: Na esquerda Sílvio Sousa efetua uma excelente abertura para o interior da área onde André Alves, completamente só, só teve de encostar.
35’03’’ – [4-4]: Magnífica jogada coletiva do Meinedo com a bola a passar por vários jogadores culminada com um bom passe de Jorge Sampaio, na direita, para o segundo poste onde apareceu Pedro Matos a rematar de primeira. Paulo Martins ainda tocou na bola.
37’57’’ – [5-4]: Ivo Sá aparece isolado no lado esquerdo e efetua um forte e colocado remate cruzado.
39’06’’ – [5-5]: Uma falta escusada de Ivo Sá sobre Jorge Sampaio deu origem a um livre de 10 metros. Na sua transformação Jorge Sampaio remata rasteiro e colocado para o fundo das redes.

39’59’’ – [6-5]:
Ver Momento do Jogo. Na marcação dum livre de dez metros Ivo Sá remata para defesa do guarda-redes José Veiga para a frente, aparecendo o mesmo Ivo Sá a recargar, de primeira, para o golo.










(In futsal-porto-distrital.com)

Sem comentários: