segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sporting vence na Luz e empata a final


"Os golos de João Matos e de Pedro Cary foram suficientes para o triunfo do Sporting sobre o Benfica por 1-2, na Luz, na segunda partida da final do Play-off do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. A eliminatória está agora empatada e as duas equipas voltam a confrontar-se por duas vezes, na próxima semana, em Loures.

Foi um jogo completamente diferente daquele que foi disputado na véspera, a começar pelo equilíbrio no resultado e nas emoções que duraram até ao último apito. Os jogadores do Sporting apresentaram-se mais concentrados, mais solidários e fizeram do colectivo a sua melhor arma para chegar ao triunfo. Isto perante um Benfica que foi incapaz de fazer uso das suas mais-valias individuais para repetir a vitória do dia anterior.

Equilíbrio de uma primeira parte sem golos

Numa primeira parte equilibrada em que não se registaram golos, os leões foram os primeiros a criar perigo quando Paulinho, aos 4', acertou na trave da baliza defendida por Marcão. Quase de seguida, Joel Queirós respondeu da mesma moeda ao enviar uma "bomba" ao travessão. Foram as duas melhores ocasiões dos primeiros dez minutos que foram jogados com muitas cautelas tácticas por parte das duas equipas.

Aos 9', os árbitros entenderam mostrar apenas o cartão amarelo a Diece quando o brasileiro derrubou pelas costas André Galvão que seguia isolado perante Marcão. Ricardinho havia sido expulso num lance semelhante frente aos Leões de Porto Salvo na segunda partida das meias-finais do Play-off.

As duas equipas estavam perfeitamente encaixadas uma na outra e só um rasgo individual parecia ser capaz de fazer funcionar o marcador, tal como ficou comprovado aos 11', altura em que César Paulo ia marcando um golo do outro mundo, após fantástico lance individual, parado por João Benedito.

Aos poucos, o Sporting foi crescendo e aparecendo com mais frequência junto da área do Benfica e Ricardinho viu-se obrigado a salvar a sua equipa por duas vezes sobre a linha de golo. Primeiro, num lance em que quase fazia autogolo após desentendimento com Marcão. E depois, quando Paulinho picou a bola sobre o guarda-redes benfiquista que já estava batido.

A primeira metade terminou com um calafrio provocado por Gonçalo Alves, que, ao tentar cortar o esférico, fez com que este acertasse inadvertidamente no poste direito da sua baliza.

Golaço de João Matos abriu caminho ao triunfo do Sporting

A etapa complementar abriu praticamente com o golo inaugural do Sporting, da autoria de João Matos. O internacional português fez balançar as redes com um fantástico pontapé que só parou no ângulo superior esquerdo da baliza à guarda de Marcão.

O Benfica respondeu seis minutos depois, com Joel Queirós a empatar a partida através da conversão de uma grande penalidade em que o árbitro considerou derrube de João Benedito a César Paulo dentro da área. Vários cartões resultaram dos protestos a este lance, com João Matos a ver mesmo a ordem de expulsão no banco.

Com tudo empatado novamente, o Sporting voltou a revelar-se mais pragmático nas suas acções e Paulinho acertou por mais duas vezes no poste. Era a terceira bola no ferro do ala leonino e quarta da sua equipa.

O jogo estava agora mais faltoso e os leões atingiram as cinco infracções directas a oito minutos do final, ficando condicionados desde muito cedo. No minuto seguinte, os árbitros deixaram passar em claro uma agressão de Gonçalo Alves a Deo.

João Benedito e Pedro Cary decisivos

Até que a seis minutos do final, viria a surgir o lance capital da partida. Uma excelente reposição de bola longa de João Benedito desmarcou Pedro Cary, com o número seis do Sporting a fazer uma grande recepção e a ter a calma suficiente para colocar a bola entre Marcão e o primeiro poste, dando nova vantagem à sua equipa.

Até final o Benfica fez o que competia e foi à procura do golo do empate, mas nem com Ricardinho a jogar na posição de guarda-redes volante as águias lograram ultrapassar a muralha defensiva do Sporting."

(In FutsalGlobal.com)