domingo, 17 de junho de 2012

Benfica vence nas grandes penalidades e adia decisão para a "negra"


"Num quarto jogo com um final dramático e após uma igualdade a uma bola registada no tempo regulamentar, o Benfica derrotou o Sporting no desempate das grandes penalidades e adiou a decisão do título nacional para a "negra", que terá lugar no Pavilhão da Luz, no próximo sábado, dia 23 de Junho.

As duas equipas entraram em campo com estados de espírito diferentes. A jogar em casa, em caso de vitória, o Sporting festejaria a conquista do tricampeonato nacional, diante dos seus adeptos. Do outro lado, o Benfica estava pressionado a vencer, uma vez que era o único resultado que o manteria na discussão do título.

Sporting mais dominador

Tal como havia acontecido no jogo 3, foi o Sporting a entrar melhor e a chamar a si o domínio das operações. O primeiro aviso dos leões surgiu aos 5', quando Caio Japa recebeu a bola entre linhas no corredor central, rodou e atirou ao poste quando só tinha Marcão pela frente.

A equipa comandada por Orlando Duarte não baixava de intensidade e, aos 8', Paulinho arrancou uma fantástica jogada individual, tentando depois o chapéu a Marcão que defendeu fora da área. Lance muito semelhante ao que levou à expulsão de Bebé na véspera. Desta vez os árbitros decidiram mostrar apenas o cartão amarelo. No meio dos protestos, os adeptos do Sporting rebentaram um "petardo" perto da quadra, o que levou alguns jogadores do Benfica a ameaçarem abandonar o recinto de jogo.

No reatamento e aproveitando o descontrolo emocional momentâneo dos atletas encarnados, o Sporting aproveitou para inaugurar o marcador, com Paulinho a assistir Deo de forma magistral, com o brasileiro a marcar à segunda depois de um primeiro remate ao poste. Estava feita a justiça no marcador.

O Benfica tardou a reagir ao golo sofrido, mas acabou por empatar, aos 12', através de uma meia distância forte e colocada de Diego Sol, numa altura em que pouco havia feito para marcar.

A partir daqui e até ao intervalo, o jogo tornou-se mais equilibrado, apesar do Benfica ter sido obrigado a reduzir a sua intensidade na pressão sobre a bola, em virtude de ter atingido as cinco faltas quando ainda faltavam mais de sete minutos para o tempo de descanso.

Segunda parte sem golos

A abrir o segundo tempo, Leitão ameaçou a baliza encarnada, ele que poderia ter sido admoestado com o segundo amarelo, logo de seguida, por ter acertado com o pé na cara de Davi. Estava dado o mote para os segundos vinte minutos que voltaram a ser dominados pelos leões.

Pertenciam ao Sporting as melhores oportunidades para desfazer a igualdade, com destaque para a perdida de Djô, livre de marcação, a falhar de forma incrível ao acertar no poste. Estavam decorridos 31'. Na baliza do Benfica brilhava Marcão que se afigurava nesta altura como o grande destaque da partida, sendo o principal responsável pela permanência do empate até ao final dos 40'.

Vítor Hugo decisivo nas grandes penalidades
Já com as duas equipas quase esgotadas fisicamente, o prolongamento acabou por não trazer nada de novo e cedo se percebeu que as decisões iriam ser adiadas para as grandes penalidades. No desempate da marca dos seis metros, Paulo Fernandes fez avançar Vítor Hugo - que ainda não tinha jogado nesta final - para a baliza encarnada, decisão que acabou por tornar-se certeira, uma vez que o guarda-redes do Benfica defendeu duas grandes penalidades contra apenas uma de João Benedito."

(In FutsalGlobal.com)