domingo, 3 de junho de 2012

Benfica venceu os Leões de Porto Salvo e já está na final


"O Benfica juntou-se ao Sporting, este domingo, no lote de equipas apuradas para a final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Os encarnados bateram os Leões de Porto Salvo por 2-1, naquele que foi o terceiro e decisivo jogo entre ambos nas meias-finais do Play-off, disputado na Luz.

Tal como tinha acontecido na véspera, os adeptos voltaram a responder à chamada e encheram quase por completo as bancadas do Pavilhão Império Bonança da Luz. E não deram o seu tempo por mal empregue, uma vez que o jogo teve todos os condimentos necessários para um bom espectáculo: Intensidade, períodos de qualidade e emoção o quanto baste até ao último apito.

Logo no primeiro minuto, César Paulo isolou-se e acertou no poste esquerdo da baliza defendida por Pina, guarda-redes que recuperou a tempo da lesão contraída durante o jogo de ontem. Na resposta, Diogo Santos respondeu da mesma moeda ao acertar com estrondo na base do poste direito da baliza de Marcão.

Estava dado o mote para uma primeira parte equilibrada e com as emoções ao rubro. No entanto, as duas equipas não lograram marcar até ao intervalo, muitas vezes por mérito dos guarda-redes, algumas vezes por falta de pontaria e outras pela muita cerimónia na hora de atirar à baliza, como foi o caso de uma enorme perdida dos Leões de Porto Salvo, aos 11', em que Pupa e Gonçalo Farinha não atiraram à baliza e permitiram o corte de Joel Queirós.

Golos surgiram na segunda parte


No segundo tempo, a toada manteve-se, mas aos poucos o Benfica foi assumindo as despesas da partida, começando a empurrar o seu adversário para linhas de marcação mais recuadas. Gonçalo Alves teve no seu pé direito a oportunidade para inaugurar o marcador, mas acertou no poste.

Até que, aos 32' minutos, Bruno Coelho fez "explodir" as bancadas da Luz com a marcação do primeiro golo que surgiu através de um remate cruzado de pé esquerdo. Três minutos depois, o Benfica ampliou o marcador através de uma transição simples com Gonçalo Alves a combinar com César antes de atirar por baixo do corpo de Pina.

Faltavam cinco minutos para o final e os Leões de Porto Salvo recusavam atirar a toalha ao chão. Ricardo Lobão fez avançar o 5x4 com a colocação de Pupa como quinto homem e teve resultados positivos de imediato, com Diogo Santos a reduzir através de um remate rasteiro sobre o lado direito do seu ataque.

Estava relançada a incerteza sobre o desfecho final do jogo, com os Leões de Porto Salvo a procurarem adiar a decisão da eliminatória para o prolongamento, que podia ter acontecido, uma vez que, no derradeiro segundo do encontro, Gonçalo Farinha teve o empate nos pés, mas não conseguiu ultrapassar a muralha defensiva encarnada.

O Benfica volta a marcar presença na final, que começa no próximo sábado, com a recepção dos encarnados ao Sporting. Quanto aos Leões de Porto Salvo despedem-se da prova de forma digna e de cabeça bem levantado, encerrando uma época em que fizeram história ao garantir um lugar entre as quatro melhores equipas nacionais em ano de estreia na 1ª Divisão."

(In FutsalGlobal.com)