sábado, 16 de junho de 2012

Sporting bate Benfica e está a um triunfo do tricampeonato


"O Sporting está mais perto de revalidar o título de campeão nacional, depois de ter batido, este sábado, o seu rival Benfica por 2-1, naquela que foi a terceira partida da final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Os leões podem festejar a conquista do tricampeonato, já amanhã, em Loures.

No Pavilhão Paz e Amizade a rebentar pelas costuras, o encontro teve duas partes distintas. A primeira foi dominada pelo Sporting, enquanto na segunda o Benfica esteve mais tempo por cima.

Entrada forte do Sporting

Os leões entraram a todo o gás e logo aos 3' Pedro Cary acertou no poste direito da baliza de Bebé. Logo de seguida, um erro de Ricardinho permitiu a Leitão por à prova o internacional português que esta tarde assumiu a titularidade da baliza encarnada.

Aos 7', surgiu o primeiro caso do jogo. Deo, isolado, rematou para Bebé defender fora da área com o braço esquerdo. Os árbitros nada assinalaram. Cinco minutos volvidos, o guarda-redes do Benfica foi expulso por defender pela segunda vez fora da área, quando Paulinho atirou na direcção da baliza.

O Sporting não aproveitou a superioridade numérica durante dois minutos para marcar, apesar de Buiu - Regressou à competição após vários meses de fora devido a lesão - ter disposto de duas boas oportunidades.

Só aos 15', o Benfica dispôs de uma verdadeira situação de perigo, quando Ricardinho serviu Joel Queirós para este desperdiçar em posição privilegiada. Era muito pouco durante a primeira parte para a equipa que venceu a Fase Regular. Na resposta, Alex atirou ao poste, num lance em que Marcão - entrou para a baliza do Benfica após a expulsão de Bebé - ia ficando mal na fotografia.

Benfica transfigurado na segunda metade

No segundo tempo, o Benfica apareceu completamente transfigurado e deixou o aviso, logo no primeiro minuto, com dois remates perigosos, primeiro de Gonçalo Alves e depois de Davi. João Benedito levou a melhor em ambas as ocasiões. Pouco tempo depois seria a vez de Joel Queirós desperdiçar um golo "cantado" na cara do guarda-redes leonino.

A pressão do Benfica intensificava-se, principalmente quando tinha César Paulo - com menos tempo de utilização esta tarde - em campo. O pivô encarnado permite uma maior profundidade ao ataque da sua equipa.

Finalmente os golos

Até que, aos 29', Marinho desviou, de cabeça, à boca da baliza, um remate de meia distância de Gonçalo Alves, inaugurando o marcador a favor dos visitantes. Só que a alegria benfiquista durou apenas alguns segundos, uma vez que na resposta Alex restabeleceu a igualdade através de um forte remate de pé esquerdo.

A partir daqui houve um maior equilíbrio, com as duas equipas a procurarem essencialmente não cometer erros que pudessem comprometer o resultado final.

Expulsão de Ricardinho decisiva

O minuto 38 acabou por ser decisivo para o desfecho do encontro. Sem que os árbitros visionassem qualquer infracção, Djô agrediu Diego Sol primeiro e pouco depois fez o mesmo a Ricardinho. O número 10 do Benfica reagiu com uma agressão e acabou por ser expulso, acabando por prejudicar a sua equipa. Logo a seguir, o Sporting aproveitou a superioridade numérica para chegar ao golo do triunfo, com Deo a aproveitar da melhor forma um erro de Marcão que chutou contra Alex. A bola sobrou para o "baixinho" que atirou para o fundo das redes.

Em desvantagem, Paulo Fernandes solicitou de imediato o seu tempo técnico e fez avançar Marcão para o 5x4, mas o Benfica não conseguiu mudar a marcha do marcador, pese embora estivesse perto de o fazer através de um remate acrobático de Joel Queirós.

As duas equipas voltam a marcar encontro, este domingo, pelas 14h30, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures. O Benfica está obrigado a vencer para adiar a decisão do título nacional para a "negra".

(In FutsalGlobal.com)