Posso dizer que tive o privilégio de treinar guarda-redes de nivél nacional e muito aprendi com eles como também aprenderam comigo. A vivência desta experiência foi satisfatória e digo que, treinar guarda-redes não é para qualquer treinador, não basta aplicar exercícios, quando se está a treinar 2 ou 3 guarda-redes é preciso conhecer os pontos fracos e fortes de cada um e tentar explorar e estimular esses mesmos pontos. Será que o mesmo exercício sendo aplicado a 2 guarda-redes tem a mesma supercompensação (Carga-Fadiga-Recuperação-Supercompensação)? Claro que não.....Há técnicas que podem ser utilizadas como por exemplo o grau de exigência do próprio exercício será diferente para cada um dos guarda-redes, exemplo:
- Exercício para trabalhar defesa baixa ( a pés ), se tenho um guarda-redes que é muito bom em defesas baixas e o outro tem dificuldades devido á falta de flexibilidade...agilidade, tenho que motivar, incentivar este ultimo, para este exercício, mas note-se que nós treinadores temos que respeitar as regras das capacidades motoras, para aplicar um exercício tendo como objectivo trabalhar defesa baixa, terá que haver obrigatoriamente um trabalho feito na flexibilidade e agilidade anteriormente.
São alguns aspectos que temos que ter em conta, não só previne lesões como teremos certamente os nossos guarda-redes a terem bons rendimentos nos jogos.
Sem comentários:
Enviar um comentário