sexta-feira, 25 de julho de 2008

Justiça no Futsal..............


-É com enorme satisfação que li a noticia no www.futsal.com.pt sobre a decisão tomada pelo concelho de justiça da A.F.Porto, em relação á inscrição na ficha de jogo do treinador do Arsenal de Parada no jogo Jaca F.C. - Arsenal de Parada, no qual ainda faltava um dia para cumprir o castigo que lhe foi aplicado.

-Inicialmente o Conselho de Justiça deu razão ao Arsenal de Parada, devido aos argumentos apresentados, mas como o Jaca F.C. composto por pessoas da maior Credibilidade, Humildade e onde a Verdade está acima de tudo, recorreram á decisão tomada pelo C.J. através de seu Presidente Sr.Carlos Rocha no qual eu tenho uma enorme consideração e respeito.

-Após esta tomada de decisão do C.J. em que deu razão ao recurso apresentado pelo Jaca F.C., eu como treinador do Jaca F.C. nessa altura, só posso estar contente com esta decisão e ver que a verdade desportiva e a justiça existe no Futsal.

-Por consequência, desta decisão o Jaca F.C. irá permanecer na Divisão de Honra da A.F.Porto na época 2008/2009.

-Considero que este foi o desfecho merecido pelo trabalho realizado da equipa técnica, jogadores e direcção do plantel sénior do Jaca F.C. ao longo do ano.

-PARABÉNS JACA F.C.

Celso Henriques

domingo, 6 de julho de 2008

Acção de Formação na Universidade de Cadiz (Espanha)


Nos dias 2, 3 e 4 de Julho fui a uma acção de formação organizada pela Universidade de Cadiz (UCA). Esta acção de formação teve uma duração de 20 horas. Os prelectores presentes foram:


- Bruno Garcia (Treinador - Azkar Lugo).

“Conceitos do ataque organizado”


- José Maria Pazos “ Pulpis” (Seleccionador da Tailândia).

“Defesa pressionante e Trocas defensivas”


- Miguel Rodrigo (Treinador - Caja Segóvia).

“Treino integrado no Futsal e Tomada de Decisões”


- Isaías De Santos Arribas (Preparador Físico – Caja Segóvia).

“Treino da velocidade e preparação de exercícios “


- César Arcones (Treinador GR – Caja Segóvia).

“Treino especifico dos Guarda-redes"


- Luís Fonseca (Treinador – UD Las Rozas Boadilla).

“Transições e Superioridades numéricas”


Há um ditado antigo que diz “Quem corre por gosto não se cansa”, todos nós “treinadores” temos que ir á procura de novos métodos de trabalho, novos sistemas de jogo defensivos e ofensivos, para aumentar os nossos conhecimentos e enriquecer a nossa bagagem de exercícios (não em copiar os exercícios que vemos, mas em adaptar os mesmos exercícios com variações que vá ao encontro do nosso modelo de jogo).


Ir a uma acção de formação em Espanha, concordo que é um sacrifício que fazemos, financeiramente…familiar.., etc. principalmente a Cadiz (Sul de Espanha) que fica cerca de 900 km do Porto (1800 km – total), mas esta formação valeu bem estes sacrifícios, devido á qualidade da mesma, organização, pelos prelectores de alto nível presentes, mas principalmente para a minha evolução enquanto treinador de Futsal.


Quero agradecer o companheirismo, camaradagem e amizade, aos três treinadores que me acompanharam nesta viagem, sendo eles: Prof. Gabriel Silva (Treinador Lamas Futsal), Manuel Magalhães (Treinador Adj Lamas Futsal) e Manuel Ventura (Treinador Nogueiró)


Celso Henriques