sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Planeamento e Organização do treino dos Guarda-Redes

Período Preparatório ( Pré-época)

  • O planeamento e a Organização são fundamentais para o sucesso de uma equipa, são aspectos que se deve trabalhar antes de se iniciar a época desportiva.
  • O treino de guarda-redes também deve ser planeado de forma que a performance desportiva no 1º jogo da competição esteja no máximo, para isso tem que haver um planeamento em que haja uma interligação (Capacidades Motoras + Táctica e Técnica).
  • É certo que o planeamento de treino dos guarda-redes tem que estar interligado com o planeamento de treino dos jogadores de campo da equipa, devido á informação que precisamos (tempo disponível com os 2..3 GR, o espaço que tenho para trabalhar, etc), estes aspectos são fundamentais e são com estes elementos que vamos organizar os nossos treinos.
  • Todo o trabalho aplicado deve ser registado de forma que nós treinadores tenhamos sempre um controlo sobre o trabalho desenvolvido.





  • Isto é um exemplo de um planeamento do treino de guarda-redes de pré-época.
Nota: Posso enviar este planeamento por email para quem necessitar, para isso basta enviar o vosso email.

Celso Henriques



quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Tomadas de decisões dos Guarda-Redes....

Quando se pergunta qual é a qualidade mais importante de um guarda-redes, certamente é muito difícil de responder, todas elas são importantes e estão interligadas, mas uma que eu considero bastante importante é a Tomada de Decisão.
Após uma intervenção do guarda-redes em que fica no seu poder a posse de bola, há 3 questões que o guarda-redes questiona:
  1. Que vou fazer..?
  2. Como vou fazer..?
  3. Quando vou fazer..?
Estas respostas têm que ser rápidas e tomadas de uma forma mais adequada ao momento.Para ser guarda-redes é fundamental o Equilíbrio Emocional nomeadamente para manter a normalidade perante um sucesso ou um fracasso, bem como a capacidade de resposta "Tomada de Decisão" em momentos importantes do jogo.

O factor treino é muito importante para melhorar estas qualidades, temos dois tipos de treino:
  • Treino Especifico
  • Treino Integrado







Nível 1: Aperfeiçoamento da técnica individual
  • Intensidade: Baixa
  • Parte do Treino: Aquecimento e Parte Principal
  • Exercício: Deslocamentos laterais entre os postes com posicionamento de defesa baixa em 3 pontos ( nos postes e na zona central)
  • Observações: Corrigir sempre os maus posicionamentos corporais.

Nível 2: Velocidade de Execução
  • Intensidade: Media Alta
  • Parte do Treino: Parte Principal
  • Exercício: GR de posição alta num dos postes de costas para o treinador, ao apito faz defesa baixa no poste contrario.
  • Observações: Reagir a um Estimulo ( apito...deixar cair a bola no solo...etc)

Nível 3: Tomada de Decisão
  • Intensidade: Media Alta
  • Parte do Treino: Parte Principal
  • Exercício: 3 Jogadores dentro do circulo central (meio campo), 3 cones espalhados no meio campo defensivo, um dos 3 jogadores tem a função de se deslocar a um dos cones e os outros para zonas diferentes. Após uma defesa do Gr os jogadores deslocam-se para as zonas acima referidas enquanto o Gr vai buscar uma bola na linha final e faz reposição de bola numa das duas opções, sendo certo que o jogador que está no cone fica neutro.
  • Observações: Reagir a vários estímulos e sendo alguns deles desconhecidos para o GR.
Para treinar as tomadas de decisões também podemos criar exercícios de finalização com obstáculos altos, dificultando a visão do GR. Outro exercício que eu considero muito bom é colocar bolas no meio na área e finalizar contra as bolas, defendendo todas as que se dirigirem para a baliza (o GR tem varias opções de defesa).


Celso Henriques

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O meu regresso aos nacionais...


-Venho por este meio informar que vou reforçar a equipa técnica sénior do Gondomar Futsal.

-Será um regresso á 2ªDivisão Nacional, visto que, já estive a trabalhar nessa divisão durante 2 anos ao serviço do extinto Mocidade d´Arrábida.

-O profissionalismo é uma das minhas qualidades e tudo farei para que os objectivos do Gondomar Futsal sejam cumpridos, que passa pela manutenção no campeonato da 2ªDivisão nacional e ir o mais longe possível na Taça de Portugal.

-A minha função na equipa técnica será de Treinador Adjunto, coordenando em conjunto com os treinadores pelo planeamento e organização do treino, sou o responsável pela condição física dos atletas e coadjuvar com o Treinador Principal ( Paulo Sousa) no aspecto Técnico / Táctico.

  • A equipa tecnica é composta por:

Treinador Principal: Paulo Sousa
Treinador Adjunto : Celso Henriques
Treinador Adjunto : Paulo Andrade
Treinador Adjunto : Francisco Ferreira


-Quero agradecer a todas as pessoas que me contactaram no sentido de trabalhar em projectos desde os Campeonatos Distritais bem como em Campeonatos dos Nacionais. O meu obrigado, por confiarem nas minhas capacidades e qualidades de Treinador de Futsal.


Celso Henriques