quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mundial Futsal Tailândia 2012 - Portugal 3-4 Italia


Morrer na praia
Quarta-Feira , 14 Novembro 2012
A Selecção Nacional de Futsal foi, esta quarta-feira, eliminada nos quartos-de-final do Mundial de Futsal a decorrer na Tailândia. Portugal esteve todo o jogo na frente do marcador, acabando por se deixar surpreender nos minutos finais do tempo regulamentar. A besta negra de Portugal (com quem soma 15 jogos sem uma única vitória) fez jus ao seu estatuto, num resultado que não traduz aquilo que se passou na quadra de Banguecoque. Portugal fica assim fora da maior competição mundial de Futsal, mas caiu de pé graças a uma exibição de grande nível.

Portugal entrou praticamente a ganhar no jogo, com Ricardinho a conduzir e a finalizar um contra-ataque que colocou a Selecção Nacional na frente do marcador. Contudo, não ficaria por aqui o número 10 de Portugal. Ao minuto 10, o mágico jogador concluiu num espectacular pontapé acrobático uma jogada individual de Arnaldo, que o guarda-redes italiano defendeu à primeira, mas cuja recarga não conseguiu impedir. Um minuto volvido, o mesmo Ricardinho continuava a fazer história. Após uma jogada colectiva de enorme qualidade, finalizou um passe de morte de Cardinal à boca da baliza, sem qualquer hipótese para Mammarella.

No entanto, no melhor pano acabou por cair a nódoa. Poucos segundos depois, Fernando Cardinal impediu um contra-ataque dos italianos, vendo o segundo amarelo (o primeiro tinha sido dado dois minutos antes em lance semelhante), reduzindo a selecção das quinas a quatro elementos durante dois minutos. Foi hora de André Sousa brilhar. Com Portugal em inferioridade numérica, o guardião nacional revelou-se uma muralha, impedindo por várias vezes o tento transalpino. E quando não o conseguiu impedir, surgiu João Matos em cima da linha a evitar o pior, assegurando a vantagem durante os dois minutos de inferioridade.

Até final da primeira parte, os italianos de tudo fizeram para reduzir mas sem sucesso, graças à enorme exibição de André Sousa.

A segunda parte não começou da melhor forma para Portugal. Logo no primeiro minuto, Gonçalo Alves fez uma falta na área e Saad Assis bateu Bébé (que entrou apenas para defender a grande penalidade) na transformação do castigo máximo. Toda a segunda metade foi de parada e resposta, com ambos os guarda-redes a evitarem o golo em lances de claras oportunidades de uma e outra parte.

A selecção transalpina apostou no guarda-redes avançado nos últimos cinco minutos e a estratégia acabou por ser decisiva. Primeiro Gabriel Lima a três do fim e depois Roberto Fortino, a cinquenta segundos do término, permitiram aos italianos lograr o empate, atirando o jogo para o prolongamento.

Logo a abrir o período extra, Humberto Honório pôs a Itália pela primeira vez na frente do marcador, com um forte pontapé de fora da área. Animicamente afectados, Portugal apostou na mesma estratégia, de guarda-redes avançado. E esteve à beira de alcançar o empate a três minutos do final, com a bola a embater no poste, após remate de Nandinho. A sorte virou as costas à equipa nacional na fase decisiva de uma partida em que ambos os técnicos foram expulsos pela equipa de arbitragem, acabando a ver o jogo na bancada.
Ficha de JogoCampeonato do Mundo de Futsal Tailândia 2012
Quartos-de-final
Pavilhão Nimibutr, Banguecoque
Árbitro: Karel Henych (República Checa)
Segundo Árbitro: Renata Leite (Brasil)
Terceiro Árbitro: Daniel Rodriguez (Uruguai)
Cronometrista: Nurdin Bukuev (Quirguistão)
Quinto Árbitro: Naoki Miyatani (Japão)
Portugal 3-4 Itália, após prolongamento (3-0, ao intervalo – 3-3, no final do tempo regulamentar)
Portugal: André Sousa; Arnaldo - Cap., Cardinal, Gonçalo e Ricardinho.
Suplentes: João Benedito, Bebé, Paulinho, Pedro Cary, Nandinho, Djô, João Matos e Marinho.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Ricardinho (1’, 10’, 11’).
Disciplina: Cartão Amarelo a Cardinal (10’ e 11’), Ricardinho (14’), Arnaldo (22’) e Djô (31’). Vermelho por acumulação a Cardinal (11’)
Itália: Stefano Mammarella; Marcio Forte - Cap., Sergio Romano, Humberto Honorio e Saad Assis.
Suplentes: Valerio Barigelli, Michele Miarelli, Marco Ercolessi, Luca Leggiero, Giuseppe Mentasti, Rodolfo Fortino, Alex Merlim, Jairo dos Santos e Gabriel Lima
Treinador: Roberto Menichelli
Golos: Saad Assis (21’), Gabriel Lima (37’), Rodolfo Fortino (39’) e Humberto Honorio (42’).
Disciplina: Cartão Amarelo a Sergio Romano (10’)

(In F.P.F.)

Celso Henriques

Sem comentários: