quarta-feira, 19 de setembro de 2012

FUTSAL - Portugal vence e convence

Portugal vence e convence



"A Selecção Nacional de Futsal jogou, esta quarta-feira, no Pavilhão Municipal de Desportos, em Vila Real, diante do Uzbequistão, a última partida de preparação antes do Seleccionador Nacional, Jorge Braz, revelar a lista de convocados para o Campeonato do Mundo Tailândia 2012.
Depois de ter batido na partida de ontem, em Peso da Régua, a formação uzbeque por 5-2, a Equipa das Quinas voltou a superiorizar-se à equipa asiática.

Muitas oportunidades e dois golos no primeiro tempo
Portugal entrou muito forte na partida, dominando por completo os instantes iniciais da partida e foi sem surpresa que o público, que encheu por completo o pavilhão de Vila Real, assistiu ao golo inaugural, da autoria de Leitão, ao quarto minuto 
A Equipa das Quinas continuava a mostrar grande acutilância, tanto a defender, como a atacar, e ia criando oportunidades sucessivas através de uma rápida e boa circulação de bola. Uma das mais claras ocasiões  aconteceu ao nono minuto, quando Joel Queirós fez a bola embater com estrondo no poste esquerdo da baliza do Uzbequistão.
Ao décimo minuto o Uzbequistão respondeu com um remate ao poste de Oleg Xolmuxamed, na única oportunidade clara para marcar no primeiro tempo.
A formação orientada por Jorge Braz continuava à procura do golo e Pedro Cary, aos 14 minutos, acabaria mesmo marcar, finalizando mais uma boa jogada de ataque. Portugalcontinuava a ser a equipa mais rematadora, mas as várias iniciativas foram sendo travadas pelo guardião Rustam Umarov ou acabvam por não levar a melhor direcção, como aconteceu nos últimos segundos do primeiro tempo, quando Paulinho desviou a bola do guarda-redes e viu esta embater no poste esquerdo.

A vantagem de dois golos levada para o intervalo pecava apenas por escassa.

Ascendente luso contrariado com golo do Uzbequistão
A tendência de jogo manteve-se para segunda parte e Joel Queirós, aos 23 minutos, apontou o terceiro golo luso. Depois de rematar e ter visto o guarda-redes adversário defender, teve a sorte de a bola lhe bater no corpo e só parar no fundo das redes adversárias.
Portugal continuava a fazer bonitas jogadas, mas a bola teimava em não querer entrar, como aconteceu ao minuto 33, momento em que o remate de Márinho embateu no poste direito da baliza defendida por Oleg Tukmakov.
O tento de honra do Uzbequistão aconteceu ao minuto 34 contra a corrente do jogo, por intermédio de Dilshod Irsaliev.
Até final do encontro a partida manteve-se numa toada de maior equilíbrio, com Portugal a manter o controlo de jogo.

Cardinal e Leitão receberam placas alusivas à 50ª internacionalizaçãoOs dois jogadores já completaram mais de 50 internacionalizações com a Camisola das Quinas e esta tarde receberam uma placa alusiva à 50ª internacionalização.

Jorge Brás mais satisfeitoNo final da partida, o Seleccionador Nacional, Jorge Brás considerou que “o resultado não espelha o que se passou em campo, mas também não é com isso que estamos preocupados neste momento. Estamos preocupados com os nossos princípios e com a nossa organização de jogo, que fui muito boa hoje. Fomos mais consistentes, pacientes e fiéis aos nossos princípios em quase todos os momentos de jogo”, analisou, lamentando que os poucos erros tenham originado um golo do adversário. “Cometemos dois ou três pequenos deslizes e, infelizmente, acabámos por sofrer, como nos acontece quase sempre. Podíamos, claramente, sair deste jogo com uma goleada, mas não é isso que está em causa neste momento. Este foi um estágio de preparação para o Mundial e os objectivos que trazíamos para este momento foram plenamente conseguidos. Sabemos que há pequenos pormenores que temos de melhorar, nomeadamente na finalização – onde temos de procurar ter outra qualidade em concretizar a etapa final do nosso processo ofensivo.”
Jorge Brás destacou também que este foi um bom adversário, tendo em consideração a preparação para o Mundial. “O Uzbequistão trata-se de uma equipa extremamente organizada, rápida e agressiva. Por algum motivo é a 19ª no ranking mundial e só não está presente no Campeonato do Mundo devido a um resultado menos conseguido. É deste tipo de adversário que nós gostamos, pois só assim conseguimos evoluir. Sabíamos que nos iriam criar dificuldades e ainda bem que assim foi. Hoje conseguimos superar as dificuldades com uma outra consistência”, sublinhou.
A finalizar, o técnico luso explicou que “a equipa vai prosseguir com a preparação no estágio final para o Mundial. Vamos entrar na etapa decisiva - ainda iremos disputar mais dois jogos em Portugal antes da nossa partida para a Tailândia, seis dias antes do nosso primeiro jogo”, lembrando que o grupo ainda não está fechado. “Existem mais alguns jogadores que podem vir a constituir opção. Existem quatro ou cinco jogadores que não fizeram parte deste grupo de trabalho que podem vir a ser chamados ao Mundial”, revelou.

Arnaldo falou de "dois bons testes”O capitão de equipa, Arnaldo, também considerou que estes dois jogos com o Uzbequistão representaram “dois bons testes diante de um adversário que nos criou algumas dificuldades. Foram bons ensaios, porque acabamos por vencer. A margem não foi muito larga e acabaram por ser dois encontros renhidos, o que é sempre bom, pois faz-nos pensar mais o jogo. Ficou provado, mais uma vez, que quando precisamos de apertar o adversário marcamos golos e conseguimos, em outros momentos, controlar o jogo.

 Ficha de JogoJogo de Preparação Campeonato do Mundo Tailândia 2012
Pavilhão Municipal de Desportos, em Vila Real

Árbitros: Sérgio Magalhães (AF Porto), Eduardo Coelho (AF Aveiro) e Carlos Pereira (AF Vila Real).
Cronometrista: Raul Maia (AF Vila Real).
Portugal 3-1 Uzbequistão (2-0 ao intervalo)
Portugal: João Benedito, Pedro Cary, João Matos, Leitão e Paulinho.
Jogaram ainda: Joel Queirós, Arnaldo - Cap., Cardinal, Djô, Gonçalo, Nandinho, Márinho, André Sousa e Bebé

Suplentes não utilizados: Treinador: Jorge Braz.
Golos: Leitão (4’), Pedro Cary (14’), Joel Queirós (23').
Disciplina: Nada a registar.
Uzbequistão: Rustam Umarov,  Shuhrat Tojiboev - Cap., Dilshod Irsaliev, Nodir Elivaev e Artur Yunusov.
Suplentes não utilizados: Oleg Tukmakov, Makhsud Fayzullaev, Oleg Xolmuxamed, Hurshid Tajibaev, Farkhad Abdumavlyan, Dilshod Rakhmatov, Konstantin Svridov e Humid Holmatov.
Treinador: Jose Maria Pazos.
Golos: Dilshod Irsaliev (34').
Disciplina: Cartões amarelos para Dilshod Irsaliev (29’) e Dilshod Rakhmatov (40')"

(In F.P.F.)

Celso Henriques

Sem comentários: