domingo, 6 de julho de 2008

Acção de Formação na Universidade de Cadiz (Espanha)


Nos dias 2, 3 e 4 de Julho fui a uma acção de formação organizada pela Universidade de Cadiz (UCA). Esta acção de formação teve uma duração de 20 horas. Os prelectores presentes foram:


- Bruno Garcia (Treinador - Azkar Lugo).

“Conceitos do ataque organizado”


- José Maria Pazos “ Pulpis” (Seleccionador da Tailândia).

“Defesa pressionante e Trocas defensivas”


- Miguel Rodrigo (Treinador - Caja Segóvia).

“Treino integrado no Futsal e Tomada de Decisões”


- Isaías De Santos Arribas (Preparador Físico – Caja Segóvia).

“Treino da velocidade e preparação de exercícios “


- César Arcones (Treinador GR – Caja Segóvia).

“Treino especifico dos Guarda-redes"


- Luís Fonseca (Treinador – UD Las Rozas Boadilla).

“Transições e Superioridades numéricas”


Há um ditado antigo que diz “Quem corre por gosto não se cansa”, todos nós “treinadores” temos que ir á procura de novos métodos de trabalho, novos sistemas de jogo defensivos e ofensivos, para aumentar os nossos conhecimentos e enriquecer a nossa bagagem de exercícios (não em copiar os exercícios que vemos, mas em adaptar os mesmos exercícios com variações que vá ao encontro do nosso modelo de jogo).


Ir a uma acção de formação em Espanha, concordo que é um sacrifício que fazemos, financeiramente…familiar.., etc. principalmente a Cadiz (Sul de Espanha) que fica cerca de 900 km do Porto (1800 km – total), mas esta formação valeu bem estes sacrifícios, devido á qualidade da mesma, organização, pelos prelectores de alto nível presentes, mas principalmente para a minha evolução enquanto treinador de Futsal.


Quero agradecer o companheirismo, camaradagem e amizade, aos três treinadores que me acompanharam nesta viagem, sendo eles: Prof. Gabriel Silva (Treinador Lamas Futsal), Manuel Magalhães (Treinador Adj Lamas Futsal) e Manuel Ventura (Treinador Nogueiró)


Celso Henriques

Sem comentários: