terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Gestão do treino de guarda-redes


  • Planeamento a longo prazo
Ao estabelecer um plano de preparação para o guarda-redes, deveremos ter em conta uma serie de aspectos, tais como:





  1. Analise da situação anterior (características dos guarda-redes, dificuldades,etc.).
  2. Definição dos modelos maximais (principais características de um bom guarda-redes).
  3. Caracterizar cada guarda-redes e o grupo respectivo.
  4. Definir objectivos individuais de preparação (em função do grupo de guarda-redes do clube).
  5. Definir objectivos individuais de preparação (em função das características individuais de cada guarda-redes).
Após estes passos será fundamental a escolha de estratégicas adequadas para concretizar e alcançar os objectivos a que nos propomos no trabalho com os nossos guarda-redes.

  • Unidade de treino
-Parte inicial
-Parte principal
-Parte final

  • Momento aconselhavél para o treino de guarda-redes
Em função das qualidades exigidas a um guarda-redes, julgamos que para o trabalho ter êxito deverá ser feito essencialmente na parte inicial do treino. Se os objectivos do treino visam essencialmente qualidades técnicas-tacticas que exigem esforços físicos elevados ao nivél da velocidade ou potência, a parte inicial do treino será a mais aconselhavél. Dentro de uma perspectiva que a parte principal do treino estará definida para trabalhar situações técnico-tácticas da equipa na globalidade.
Muitas são as situações em que o trabalho especifico de guarda-redes é realizado na parte final do treino. No entanto temos que ter consciência, que esta situação, justifica-se para trabalhar essencialmente ao nivél da resistência de força e de velocidade.
Verifica-se muitas vezes na parte final de um treino (onde os objectivos foram essencialmente o trabalho de finalização) que o guarda-redes se encontra já num estado de fadiga considerável. Assim sendo, a capacidade de concentração, a velocidade de execução e a potência com que se realizam os exercícios já não se encontram ao melhor nível.

  • Recursos humanos existentes.
Se acrescentarmos o facto de inúmeros clubes não possuírem treinador de guarda-redes, torna-se por vezes difícil realizarmos este tipo de trabalho. Para facilitar a gestão do treino, muitas vezes é fácil durante a parte inicial do treino, a activação geral, organizamos formas jogadas de aquecimento, que nos libertam para durante alguns minutos trabalhar especificamente com os guarda-redes, mesmo que não haja colaboradores para nos auxiliar e dividir o trabalho.
Muitas vezes durante a parte principal do treino, em que o trabalho é dirigido para toda a equipa. ligeiras adaptações dos exercícios, permite-nos trabalhar mais especificamente, algumas situações com os guarda-redes, de forma a alcançar determinados objectivos específicos.

  • Plano de preparação psicológica
Já referi em artigos anteriores a responsabilidade, a consequência nefasta que um erro do guarda-redes pode provocar, e as poucas aspirações que um guarda-redes pode atingir num jogo, pois se teve uma excelente actuação num jogo, não foi mais que a sua obrigação. Apesar de todas as implicações psicológicas que daqui advêm poucas vezes estes aspectos vem contemplados nos nossos planeamentos, poucas vezes definimos objectivos psicológicos sejam contemplados. Como definimos e organizamos estratégicas para melhorar gestos técnicos dos nossos guarda-redes, o mesmo deverá ser feito em termos de objectivos psicológicos. Será fundamental para melhorar a qualidade destes atletas com funções imensamente especificas e com responsabilidades tão elevadas.

Celso Henriques

Sem comentários: