segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Aspectos psicologicos do guarda-redes




"Um guarda-redes vive a frustração de quem perde um jogo, mas não contribui directamente para a vitória, o que significa que é, além de todas as qualidades reconhecidas ( valor, decisão, excelentes reacções psicomotrizes), também bastante dotado no plano do equilíbrio emotivo e da segurança em si mesmo."

(José Biurrún e Roberto Romeno)


  • Recursos intelectuais
O guarda-redes é o jogador que enfrenta mais situações/problema em maior numero de ocasiões. Por sua vez estas assumem um grau de responsabilidade muito grande, pois qualquer desacerto torna-se fatal. O tempo que dispõe para decidir é curtíssimo, e a necessidade de ter sempre soluções adequadas aos problemas que o jogo coloca é fundamental. Torna-se imprescindível que o guarda-redes esteja dotado de excelentes recursos intelectuais, de modo a responder adequadamente ás variadíssimas situações que um jogo coloca.

  • Estabilidade emocional
No jogo de futsal a probabilidade do guarda-redes sofrer um golo é grande. o que impõe que este tenha uma auto-estima muito forte e uma grande confiança em si mesmo. Manter-se sempre concentrado e controlado independentemente da intensidade do jogo. Após situações de grande intensidade, o guarda-redes terá que voltar a estar concentrado e calmo o mais depressa possivél.

  • Tolerância perante a frustração
No desporto em geral, por muitas qualidades e excelentes praticantes que sejamos, estamos sempre sujeitos a não alcançar os nossos objectivos e a sentiríamos frustrados. No futsal, e em relação aos objectivos específicos de um guarda-redes durante um jogo, este estará muitas vezes sujeito a sofrer golos por vezes sem culpa, a realizar grandes exibições e estas não serem suficientes para alcançar a vitória. Também se poderá verificar que um erro do guarda-redes seja responsavél pela derrota, pois os seus erros estarão mais perto de se converterem em desastres para a equipa. No entanto terá que haver uma tolerância razoável perante a frustração, só assim será possivél reagir a uma situação desagradável, ao fracasso, visto que posteriormente poderá suceder que o guarda-redes frustrado seja confrontado com uma situação para resolver, extremamente importante para a equipa, e aí terá que estar no pleno das suas capacidades.

  • Liderança
O guarda-redes assume uma posição privilegiada tanto no jogo ofensivo como no jogo defensivo. Neste caso assume a maior responsabilidade. Ele assume a direcção de muitas tarefas da equipa, assim como coordena muitos dos processos da equipa durante o jogo. É de uma forma natural que o guarda-redes se assume como líder da equipa, no entanto esta responsabilidade acrescida, terá que ser condimentada com todas as qualidades anteriormente descritas. O guarda-redes terá que ser respeitado e considerado líder pelos colegas.


Celso Henriques

1 comentário:

Unknown disse...

ei mister..
sinceramente mts parabéns por estes post dedicaddos ao guarda-redes, tenho lido c mt atenção tudo que tem escrito. Acho este bastante interessante porque na minha opiniao por mais que se treine, por maior q seja o esforço e dedicação o guarda redes tem de estar psicologicamente mt forte para conseguir corresponder ás necessidasdes do jogo de forma a puder entregar-se e sacrificar-se em favor do jogo e da vitória.
Um forte abraço
Capela