sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Ser treinador.......

Ser treinador significa ser agente de um processo de transformação, que no contexto do exercício da cidadania acarreta responsabilidades e direitos.

No desporto ser treinador é uma vocação que não se esgota no domínio das habilidades específicas da organização, planeamento e condução do treino e das competições. Ele deve ser simultaneamente um agente interactivo de desenvolvimento do contexto social, cultural e político em que se move como perito e como cidadão. É pois imperativo desenvolver um sentido de participação esclarecido, impondo-se a si próprio um elevado grau de preparação, traduzido na apropriação de conhecimentos que lhe permitam uma pratica consciente.

A maturidade do treinador expressa-se pela sua capacidade de mobilizar, formar, orientar e dirigir aqueles que consigo trabalham, mas também pela capacidade e qualidade das suas reflexões, gerando ideias e apontando caminhos para o desenvolvimento próprio e de outros.

O sucesso de um treinador não se mede exclusivamente pelo número de vitórias ou derrotas, mas sobretudo pelos contributos que da sua acção resultam no desenvolvimento do sistema desportivo, das modalidades, dos atletas, dos outros treinadores, dirigentes e de todos os cidadãos em geral. É pois importante ter-se consciência de que o reconhecimento do significado e utilidade do que é ser treinador depende em grande parte da extensão e do nível de qualidade do seu empenho.

5 comentários:

Zé Nuno disse...

Já ando há uns 12 anitos no Futsal, começando pelo Distrital e passando já pelas 3 Divisões Nacionais, tendo tido vários Treinadores incluindo até Campeões Nacionais e o Trabalho realizado pelo Mister Celso na minha opinião é Excelente ! Tanto a nível fisico, táctico, relação treinador/jogadores/directores, tudo é feito com o máximo de seriedade, dedicação, profissionalismo e da maneira correcta acompanhando a evolução da modalidade nas suas variadas vertentes.
Espero que não se esqueça do que está no último parágrafo deste seu primeiro "artigo". O Trabalho que está a realizar no Jaca F.C. sem dúvida alguma que vai dar os seus frutos e não tardará a aparecer.
Um abraço amigo, o seu atleta Zé Nuno

Sergio Vieira disse...

Bom dia, antes demais aproveito para desejar a todos um excelente ano de 2008.

Respondendo à resposta do Zé Nuno, só te digo uma coisa: " és um escova"

Agora falando sério, a primeira vez que falei com o Celso foi para o convidar a fazer parte da equipa técnica dos iniciados em 2004 se não estou em erro, e nessa altura vi que o Celso tinha tudo organizado a nível de treinos, achei interessante a forma como ele aborda as questões técnicas.

Por isso tinha que deixar aqui um comentário para dar força a este meu amigo que merece porque trabalho não lhe falta.

Abraço Celso

obs: se não acertarem á primeira, depois eu digo quem é que escreveu este comentário

pistas: o pior jogador que o Jaca teve na sua história, ahahahah

pronto eu digo:

Sérgio Vieira

Unknown disse...

ei mister.. parabéns pelo blog. espero que este espaço sirva para trocar ideias e conhecimentos que valorizem a nossa modalidade. numa altura em que o futsal está a sofrer um forte mediatismo é importante partilhar opiniões de quem ja anda nisto à algum tempo.. boa sorte para esta nova iniciativa..
em relação ao Jaca F. C. temos de continuar o trabalho até vermos reconhecido o nosso esforço..

Um abraço do seu atleta

Pedro Paiva (Capela)

Unknown disse...

Gostaria de deixar uma palavra de apreço ao Mister Celso, desejando-lhe as maiores felicidades ao longo da sua carreira como treinador, pois é um grande profissional. Sem duvida que por onde passou deixa saudades e quem não gostaria de ter um treinador assim tão empenhado, organizado e sério no planeamento de treinos e jogos como ele o é, tendo sempre a preocupação do melhorar o rendimento da equipa.
Tenho a certeza que mais cedo ou mais tarde ele estará no top do futsal, pois esta modalidade precisa de pessoas assim.
O seu trabalho no JACA, no qual eu tenho o previlegio de estar, está a ser positivo e os resultados por certo irão começar a aparecer.

Grande abraço do seu atleta
Filipe.

Celso Henriques disse...

Sem duvida nenhuma, que estes comentários é o lado positivo em ser treinador. É o que nos dão forças para continuar a trabalhar cada vez mais para o sucesso.
É bom ver o meu trabalho ser reconhecido por atletas que treinamos,mas só aumenta a minha responsabilidade em evoluir para que todos vós também evoluam.

NINGUÉM SABE TUDO E NINGUÉM É O DONO DA VERDADE.

A todos vós o meu obrigado e espero que continuem a trabalhar de uma forma exemplar como têm estado em todos os treinos.

COM TRABALHO O SUCESSO É INEVITÁVEL