quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Noticia - "Bancada Central - Espinho"


Sp.Silvalde 6 - 3 NEGE

Sp.Silvalde:David, Matagueira, Maia, Rui, Paulo Ferreira - cinco inicial-,Eurico, Américo e João Mesquita.
Treinador: Celso Henriques
Intervalo: 3-2

O Sp.Silvalde sentiu dificuldades iniciais para conseguir trocar a bola no ataque face à pressão alta que o NEGE começou por exercer, o que fez com que os minutos iniciais fossem sensaborões. Só depois de esgotados os primeiros dez minutos os Silvaldenses conseguiram alvejar com êxito a baliza do adversário. Os Silvaldenses procuraram aumentar a pressão mas acabaram por ser traídos pelo golo do empate após um lance infeliz de Américo. Já perto do intervalo, os visitantes passaram para a frente, mas no tempo que faltava para chegar o descanso os locais carregaram no acelerador e com dois golos de João Mesquita foram para o chá a vencer por 3-2.
Na segunda metade, o jogo teve mais vivacidade, ainda que não fossem muitas as oportunidades de golo. Só aos 16 minutos o marcador voltou a funcionar, numa grande penalidade convertida por Américo. Praticamente de seguida, os visitantes reduziram para a diferença mínima (4-3) e nos cinco minutos finais arriscaram o 5x4 que lhes foi fatal. Aquilo que se pretendia ser uma táctica de pressão ofensiva acabou por se tornar numa manta de retalhos defensiva e, com isso, o Sp.Silvalde marcou por mais duas vezes, fechando a contagem em 6-3.

"In Bancada Central - Espinho - 22/12/2009"

Celso Henriques

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Noticia - "Bancada Central - Espinho"


Ac.Feira 2 - 3 S.C.Silvalde


Sp.Silvalde: Freitas, Matagueira, Maia, Hélder e Eurico - cinco inicial -, Américo, Rui Monteiro e João Mesquita.
Treinador: Celso Henriques
Intervalo: 0-2

"Decidido a inverter a onda de resultados negativos averbados nos últimos tempos - a excepção vai para a Taça da A.F.Aveiro - o Sp. Silvalde encarou o jogo com grande concentração e vontade de vencer, superiorizando-se desde muito cedo ao Académico da Feira, que em várias ocasiões se viu obrigado a defender em cima da linha de área, tal a pressão a todo o terreno imposta pelos Silvaldenses. Inevitavelmente, os golos surgiram e ao intervalo os visitantes venciam por 2-0, um resultado que até era curto pecúlio para a exibição que realizaram nesse período.
Com a segunda parte veio também uma nova disposição do Académico da Feira e o jogo tornou-se, obviamente, mais equilibrado, mas com tendência a pender para o lado do equipa da casa. Mesmo sem o fulgor do primeiro tempo, o Sp.Silvalde elevou para 0-3 mas a partir desse momento as coisas mudaram-se radicalmente, pois a equipa da casa sem mais nada a perder apostou tudo na reviravolta do marcador e depois de ter reduzido para a diferença mínima (2-3) fez o adversário passar um mau bocado. Contudo, os Silvaldenses arregaçaram as mangas e lá seguraram o precioso golo de vantagem até ao final."

"In Bancada Central - Espinho - 15/12/2009"

Celso Henriques

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009


ISPAB 1 - 5 S.C.Silvalde

Sp.Silvalde: Freitas, Matagueira, Paulo Oliveira, Maia e João Mesquita - cinco inicial; - Américo, Paulo Ferreira, Hélder e Eurico.
Treinador: Celso Henriques
Intervalo: 0-2

Uma mão cheia de golos colocou o Sp.Silvalde nos quartos-de-final da Taça da Associação Aveiro. Contra uma equipa da metade inferior da tabela da 2ªDivisão os Silvaldenses dominaram por completo o encontro e aguardam agora pelo próximo sorteio.
Dois golos antes do intervalo deram tranquilidade à equipa de Silvalde para uma boa segunda metade, na qual fizeram mais três golos e nem mesmo o tento de honra dos brandoenses intimidou os leões que seguem assim de forma sólida na Taça.

"In Bancada Central - Espinho - 8 de Dezembro de 2009"

Celso Henriques

Noticia - "Bancada Central - Espinho"


Sp.Silvalde: Freitas, Bruno, Paulo Oliveira, Maia e Eurico -cinco inicial; - Hélder, Matagueira e João Mesquita.
Treinador: Celso Henriques
Intervalo: 1-2

Uma exibição positiva não chegou para derrotar o actual líder do campeonato.
O Ossela entrou melhor e marcou dois golos logo na alvorada do jogo, ao qual responderam os Silvaldenses com o 1-2 já perto do intervalo, o que os motivou para uma boa segunda parte.
No período complementar, os leões de Silvalde entraram fortes e restabeleceram a igualdade. Contudo, contra a corrente do jogo e no melhor momento do Sp.Silvalde, o Ossela marcou num lance de sorte. A equipa da casa sentiu o golo sofrido, mas o treinador ainda acreditava num resultado positivo, colocando a equipa a jogar em 5x4. O Ossela seria mais feliz e elevou para 2-4. Os Silvaldenses ainda reduziram mas nos últimos segundos os visitantes acabaram com as esperanças dos da casa marcando o 3-5.

"In Bancada Central - Espinho - 8 de Dezembro 2009"

Celso Henriques

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Noticia - " Bancada Central - Espinho"


A.J.Fiães 5 - 3 S.C.Silvalde


Sp.Silvalde: Freitas, Bruno, Paulo Oliveira, Maia e Reinaldo - cinco inicial -, Eurico, Américo, Hélder, Matagueira e João Mesquita.
Treinador: Celso Henriques
Intervalo: 2-1

"Numa partida entre equipas com estruturas similares, a mesma acabou por ser decidida nos pormenores. O Sp.Silvalde entrou afoito e inaugurou o marcador logo nos primeiros instantes da partida. Só que o ímpeto inicial dos Silvaldenses foi perdendo fulgor e não tardou muito até a equipa da casa equilibrar a contenda, vindo mesmo a passar para a frente do marcador (2-1) antes do intervalo.
Na segunda parte, o Sp.Silvalde voltou a começar melhor e com isso chegou ao empate, mas mais uma vez o seu ascendente esfumou-se e a turma de Fiães voltou para o comando do jogo com dois golos quase seguidos, o que deixou tranquilo Narciso Tavares, ex-técnico dos Silvaldenses. De resto, conhecedor da forma de actuar da equipa, o técnico fianense geriu a vantagem que foi encurtada já perto do fim. Um novo alento que se desmoronou com o 5-3 com que terminou a partida."

"In Bancada Central - Espinho - 01/12/2009"


sábado, 28 de novembro de 2009

Revista FutsalGlobal


"Esta revista é mais um passo na existência do projecto ‘FutsalGlobal', que pretendemos repetir no início da próxima época desportiva. Esta publicação será uma das vias para o engrandecimento da modalidade."

"In FutsalGlobal"

Celso Henriques

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Noticia - " Bancada Central - Espinho"


Sp. Silvalde 5 - 2 Atl. Luso

Sp.Silvalde: Freitas, Bruno, Paulo Oliveira, Maia e João Mesquita - cinco inicial - ; Pimenta, Américo, Eurico, Reinaldo, Paulo Ferreira, Matagueira.
Treinador: Celso Henriques
Intervalo: 2-0


"Foram cinco mas podiam ter sido sete ou oito, num jogo que marcou o regresso do Sp.Silvalde às vitórias. De resto, o adversário era limitado e só mesmo por acaso poderia ter escapado à derrota. Mas para que tal pudesse ser mesmo uma realidade os Silvaldenses tinham que jogar mal, o que não foi propriamente o caso.
Mais fortes em todos os capítulos do jogo, os locais superiorizaram-se desde os primeiros instantes e com boas combinações ofensivas criaram sucessivos embaraços à defensiva do Luso, falhando apenas na concretização. E só por causa disso o resultado ao intervalo não ia além dos 2-0.
Na segunda metade, a equipa da casa manteve um ritmo muito intenso e em paralelo melhorou em termos de eficácia ofensiva, chegando rapidamente aos 5-0, pondo-se a salvo de uma eventual surpresa. Com resultado tão dilatado e a partida absolutamente controlada, o técnico leonino fez rodar toda a equipa, que foi perdendo fluidez face às sucessivas alterações. Já o técnico dos visitantes jogou o tudo ou nada - tanto lhe fazia perder por dez ou por mil - e deitando mão do guarda-redes/avançado viu a sua equipa mais estendida até ao meio-campo contrário. Com o jogo a ser disputado numa toada de parada e resposta, dois erros da defensiva leonina valeram outros tantos golos à formação do Luso, nada que fosse capaz de colocar em causa a vitória dos Silvaldenses. De resto, o 5-2 peca por escasso, tamanha foi a superioridade Silvaldense que na próxima jornada jogam em casa do terceiro classificado, isto antes de receberem o líder. Pelo meio têm um jogo da Taça de Aveiro."

"in Bancada Central - Espinho - 24/11/2009"

Celso Henriques

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Noticia - " Bancada Central - Espinho"


Mealhada 9 - 7 Sp.Silvalde

Sp.Silvalde: Freitas, Bruno, Matagueira, P.Oliveira e Reinaldo - cinco inicial -, Américo, Eurico, João Mesquita e Maia.
Treinador: Celso Henriques
Intervalo: 3-2


"Se o Sp.Silvalde tivesse apresentado sempre o mesmo nível que apresentou no início, de certeza que teria regressado a casa a saborear a vitória. No seu melhor período os Silvaldenses chegaram ao 2-0, mas depois cometeram erros que o Mealhada aproveitou para virar para 3-2.
Se o final do primeiro tempo não foi bom para os Silvaldenses, o inicio do segundo não foi melhor, com os locais a avolumarem o resultado até 5-2. Sem nada a perder, Celso Henriques arriscou no 5x4 e a verdade é que o Sp.Silvalde restabeleceu a igualdade a seis bolas. Mas os erros defensivos ainda não tinham acabado e em bandeja ofereceram o 7-6 ao Mealhada. Com tantas ofertas nem foi de estranhar que a equipa de arbitragem também tenha feito uma, que resultou no 8-6. Até ao fim a registar mais um golo para cada lado, com o Sp.Silvalde a ser derrotado por uma equipa que lhe é inferior."

"in Bancada Central - 17/11/2009"

Celso Henriques

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Noticia - " Bancada Central - Espinho"

Sp.Silvalde 3 - 1 ADREP


Sp.Silvalde: Freitas, Bruno, Reinaldo, Matagueira e Paulo Oliveira - Cinco inicial - Paulo Ferreira, Américo, João Mesquita e Maia.
Treinador: Celso Henriques
Intervalo: 1-0


Sem realizar uma exibição por aí além, o Sp. Silvalde apurou-se para a 2ª eliminatória da Taça de Aveiro. A ADREP, equipa que milita na 2ª divisão, entrou desinibida e jogou de igual para igual. O 1-0 com que se chegou ao intervalo espelha uma ligeira superioridade dos Silvaldenses.

Na segunda parte, os leões apareceram mais ofensivos mas pecaram no último passe. Por isso foi com alguma dose de felicidade que chegaram ao 2-0, mas nem assim os visitantes desistiram e que de imediato reduziram para a diferença mínima. Com a ADREP muito entusiasmada, o Sp.Silvalde decidiu o jogo já muito perto do fim com a obtenção do 3-1, alcançando assim uma vitótia justa mas suada.

"in Bancada Central - Espinho - 10/11/2009"

Celso Henriques

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Noticia - " Bancada Central - Espinho"

S.C.Silvalde 6 - 3 Atómicos


S.C.Silvalde: Freitas, Bruno, Matagueira, Reinaldo e Paulo Oliveira - cinco inicial, - Américo, Eurico, Hélder, Paulo Ferreira e João Mesquita.
Treinador: Celso Henriques.
Intervalo: 2-1


O jogo foi inteiramente dominado pelo Sp.Silvalde, que colocou em prática um estilo de jogo assente em sucessivas entregas (de bola) e desmarcações, que permitia criar espaços para constantes disparos á baliza dos visitantes. Porém, a finalização não era a desejada, decorrendo uma eternidade de tempo até aos avançados leoninos encontrarem o caminho do golo. De resto, acabaria por ser num lance rápido de contra-ataque que o Sp.Silvalde inaugurou o marcador por intermédio de Bruno, já lá ia mais de metade do primeiro tempo. Até aqui praticamente remetidos á defesa, os Atómicos continuaram sem criar lances de perigo e foram castigados com o segundo golo na sua baliza, desta feita por erro cometido pelos seus defesas que Hélder não desperdiçou. Mesmo sem imprimir grande ritmo ao jogo - apenas o suficiente para ter o domínio das operações -. a equipa da casa continuava a ser a melhor em campo - sim, a melhor, porque a dupla de arbitragem cometeu vários erros sem sentido - e a criar os lances de maior perigo, só que não os conseguia finalizar da melhor forma.Um pouco antes do intervalo, os Atómicos beneficiaram da ajuda de um dos árbitros para reduzirem para a diferença mínima (2-1). A bola bateu claramente no peito de Matagueira mas o árbitro considerou mão e mostrou mesmo o cartão amarelo ao jogador Silvaldense. Na marcação da falta os visitantes alvejaram com êxito a baliza de Freitas e forçaram a nota mas entretanto chegou o intervalo sem mais alterações no marcador, que era escasso para tanto domínio dos locais.
Só que a história da segunda parte foi diferente. Os Silvaldenses continuaram a dominar e com mais eficácia na pontaria chegaram de repente ao 4-1. Os Atómicos ainda apontaram o seu segundo golo, mas nessa altura o Sp.Silvalde era uma equipa personalizada e bastou-lhe carregar um pouco mais o acelerador para elevar para 6-2, com Bruno a participar na evolução do resultado com um hat-trick. Até ao final nota para o terceiro golo dos visitantes, num jogo onde o árbitro do lado da bancada esteve muito bem mas acabou prejudicado pelo seu companheiro com decisões em claro prejuízo dos homens da casa.

"in Bancada Central - Espinho - 03/11/2009"

Celso Henriques

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Noticia - " Bancada Central - Espinho"


Fundo de Vila 4 - 3 Sp.Silvalde

Sp.Silvalde: Freitas, Bruno, Matagueira, Reinaldo e Hélder - cinco inicial -, Pimenta, Américo, Eurico, Fábio Maia, Paulo Oliveira, João Mesquita e Paulo Ferreira.
Treinador: Celso Henriques.
Ao intervalo: 2-2

Desde os primeiros instantes se percebeu que a principal preocupação das equipas era atacar, por isso não é de espantar os sete golos marcados durante a partida.
Mas também foi fácil perceber que os Silvaldenses iam ter um adversário extra, a equipa de arbitragem que os intimidou desde o primeiro instante. Não obstante isso, foi o Sp.Silvalde a inaugurar o marcador. Só que as movimentações ofensivas das duas equipas eram constantes e os golos foram sucedendo a bom ritmo nas duas balizas. O empate a duas bolas ao intervalo aceitava-se na perfeição.
Com a dupla de arbitragem a intimidar constantemente os leões de Silvalde, o técnico Celso Henriques preocupou-se em defender os seus jogadores, escapando-lhe, porventura, a questão de ordem táctica.
O Fundo de Vila passou ao lado desses pormenores e colocou-se em vantagem no marcador (3-2). O Sp.Silvalde pressionou, empatou o jogo e a reviravolta parecia iminente. Porém, a dois minutos do fim, numa decisão no mínimo estranha, um dos árbitros expulsou Fábio Maia quando este, com o jogo interrompido, se dirigia para o seu banco. Beneficiando da superioridade numérica, o Fundo de Vila marcou o golo da vitória no derradeiro minuto de jogo. O empate ajustava-se como uma luva pelo equilíbrio entre as equipas mas a dupla de arbitragem nunca quis que tal acontecesse.

"In Bancada Central - Espinho - 27/10/2009"

Celso Henriques

domingo, 25 de outubro de 2009

Comunicado da direcção do S.C.Silvalde.

"S.C.Silvalde ESPOLIADO á 3ª jornada

Foi um cenário surreal que a nossa equipa encontrou este sábado dia 24/10/2009.
Não menosprezando o valor do adversário e respeitando por inteiro a sua instituição, o S.C.Silvalde foi manifestamente prejudicado pela equipa de arbitragem composta pelos Srs. Carlos Alberto Marques Miranda e João Miguel Almeida Campos. Estes senhores fizeram questão de serem os protagonistas em todo o decorrer do jogo, condicionando a prestação da equipa do S.C.Silvalde com a marcação de faltas inexistentes, que claramente condicionou a equipa desde o primeiro minuto até ao final do jogo e damos um exemplo dos muitos erros que aconteceram: o nosso guarda-redes defendeu a bola a meio metro do limite da área e foi empurrado por um jogador da equipa adversária para fora da área e o árbitro em vez de marcar falta a nosso favor marcou falta contra nós, mostrando um amarelo ao nosso guarda-redes, isto na primeira parte. Na segunda parte a situação manteve-se na mesma, continuando a prejudicar o S.C.Silvalde na marcação de faltas inexistentes e a terem atitudes ameaçadoras, provocando por várias vezes os atletas da equipa do S.C.Silvalde, ameaçando os mesmos consecutivamente que os iam expulsar, chegando mesmo a expulsar o nosso jogador Fábio Maia, sem este ter feito qualquer falta ou falado, parando o jogo para o advertir o mesmo com duplo amarelo a dois minutos do final do jogo e o resultado estava 3 - 3 com o S.C.Silvalde a dominar por completo o jogo com lances ofensivos de qualidade. Com esta expulsão e a jogar em inferioridade numérica o S.C.Silvalde sofre o golo que fez o resultado final (desejado por alguns).
É de lamentar esta situação que nada dignifica a arbitragem do distrito de Aveiro, onde a verdade desportiva neste jogo não foi aplicada, no entanto é de salvaguardar as equipas de arbitragens dos dois jogos anteriores que foram justas e correctas para ambas as equipas.
O S.C.Silvalde está rodeado por pessoas honestas e humildes, que só querem que a verdade desportiva seja aplicada em todos os jogos.
Posto isto, a direcção do S.C.Silvalde está a ponderar fazer uma exposição dos factos ocorridos neste jogo ás instâncias competentes, até porque filmamos o jogo."

" In Blog S.C.Silvalde "


Meu comentário:
O pouco tempo que tenho de Futsal, mais alguns anos como jogador federado nunca passei por uma situação deste género, onde a minha equipa " S.C.Silvalde " foi claramente prejudicada e senti atingido directamente por esta equipa de arbitragem Srs. Carlos Alberto Marques Miranda e João Miguel Almeida Campos, onde o meu trabalho e de toda a equipa foi posta em causa, que se reflectiu em perda de pontos na tabela classificativa por erros excessivos por parte da arbitragem.
Concordo plenamente que os árbitros não marcam golos e não serve de justificação para as derrotas, também não quero dizer com isto que a culpa pelo facto do S.C.Silvalde ter perdido foi dos erros da equipa da arbitragem, mas tenho que admitir que condiciona o jogo de uma equipa e não me parece normal quando os erros são excessivos "por coincidência é sempre para o mesmo lado", quando o resultado está empatado 3-3 a dois minutos do final do jogo e existe uma expulsão de um jogador da minha equipa sem justificação (o meu jogador estava no meio campo a fazer apoio defensivo, onde a bola e a sua marcação directa estavam afastados dele), que teve por consequência jogarmos em inferioridade numérica e posteriormente o Fundo de Vila fez o 4-3, também não me parece normal esta situação.
Esta situação é de lamentar e tenho que acreditar que é um caso isolado, até porque nos dois jogos oficiais anteriores realizados as arbitragens foram exemplares, porque se assim não fosse não valeria a pena continuar com o meu trabalho neste distrito - Aveiro.

Celso Henriques

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Noticia - " Bancada Central - Espinho"


Sp.Silvalde 1 - 4 CFCP Lourosa

"Sp.Silvalde: Cinco inicial - Pimenta, Bruno, Maia, Matagueira, João Mesquita - Hélder, Américo, Eurico, Rui Monteiro e Reinaldo.
Treinador: Celso Henriques
Intervalo: 1-2


A segundo jogo, os leões cederam. Os dragões de Lourosa foram mais fortes desde o arranque da partida e souberam aproveitar os erros do Sp.Silvalde para construir uma vitória folgada.
Um erro do Sp.Silvalde na construção ofensiva permitiu á Casa do Porto de Lourosa inaugurar o marcador logo nos instantes iniciais. Os azuis-e-brancos defendiam de forma eficaz e aproveitavam os erros dos Silvaldenses para criar sucessivos lances de perigo. Com o desenrolar do encontro o Sp.Silvalde subiu de produção e restabeleceu a igualdade. Só que os visitantes eram mais perigosos e voltaram a marcar antes do intervalo.
Após o descanso. o Sp.Silvalde surgiu mais afoito mas mostrou pouca eficácia no remate. E para o cenário ficar ainda mais cinzento, contra a corrente do jogo a CFCP de Lourosa elevou para 1-3, o que um rude golpe nas pretensões dos Silvaldenses. O terceiro golo dos dragões retirou discernimento aos Silvaldenses, mas a sua vontade de recuperar era tal que o jogo continuou vivo e palpitante. Os lances de perigo surgiram junto das duas balizas, mas mais serena e senhora do seu papel a formação de Lourosa elevou para 1-4 e colocou ponto final na discussão do resultado.
A diferença de três golos é um castigo demasiado pesado para os Silvaldenses, que pagaram caro os erros que cometeram ante uma equipa experiente e com bons valores."

"in Bancada Central - Espinho 20/10/2009"

Celso Henriques

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Acção de Formação - Psicologia no Desporto

Nos dias 12 e 19 de Outubro de 2009, participei numa Acção de Formação organizada pela Psicofeira - Centro de Psicologia em Santa Maria da Feira, com o tema: Psicologia do Desporto - Da Formação á Alta Competição - A influência de factores mentais no rendimento dos jogadores e da equipa, num total de 4 horas.

Temas abordados:

- Psicologia do desporto
- Stresse e Ansiedade
- Auto-confiança
- Concentração
- Motivação
- Trabalho em equipa.


Objectivos:

- Dotar os formandos de competências no domínio da aplicação da Psicologia em contexto desportivo.
- Compreender o efeito dos factores psicológicos no rendimento dos atletas e perceber como o desporto afecta o bem-estar psicológico dos indivíduos.
- Conhecer as fases do desenvolvimento da carreira desportiva dos jovens.

Prelector:

- Dany Amorim - Psicólogo e ex -jogador de futebol profissional


Celso Henriques

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Noticia - " Bancada Central - Espinho"


Dínamo Sanjoanense 5 - 6 S.C.Silvalde

"S.C.Silvalde: Pimenta, Bruno, Eurico, Maia, Rui Monteiro - Cinco inicial -, David, Hélder, Matagueira, Reinaldo, Paulo Oliveira, Paulo Ferreira e João Mesquita.
Treinador: Celso Henriques

O S.C.Silvalde iniciou a sua participação no campeonato com o pé direito. Mostrando enorme vontade de assumir o comando do jogo, a equipa orientada por Celso Henriques (novo técnico dos Leões de Silvalde) jogou sempre em ataque continuado, causando muitas dificuldades ao último reduto dos visitados. Porém, numa jogada isolada do que era a tendência da partida, o Dínamo inaugurou o marcador. O golo sofrido não foi suficiente para enervar os Silvaldenses, que de pronto restabeleceram a igualdade, que desfizeram a escassos minutos passados. No seu período de maior ascendente, o Sp. Silvalde criou sucessivos lances de perigo e chegou naturalmente ao 3-1 ainda antes do intervalo.
De resto, fora o lance de golo, o Dínamo Sanjoanense foi (quase) sempre uma equipa remetida para o seu meio-campo defensivo, soltando-se apenas nos instantes finais da primeira parte, numa altura em que os visitantes jogavam com menos um.
Essa inferioridade numérica prolongou-se na início do segundo tempo, e com uma estratégia táctica reajustada a equipa da casa encostou os Silvaldenses á sua área, mas estes conseguiram suster a pressão do adversário. Já com as equipas com o mesmo número de jogadores, a formação de S.João da Madeira reduziu a diferença no marcador (3-2), mas a resposta dos Silvaldenses veio de pronto com a obtenção do seu quarto golo.
O jogo cresceu de ritmo e de emoções, sucedendo-se os lances de perigo junto das duas balizas, e com eles vieram mais golos. A escassos segundos do fim, com o marcador em 6-5 favorável aos pupilos de Celso Henriques, a equipa da casa beneficiou de uma grande penalidade, mas Pimenta demonstrou enorme presença de espírito e travou o remate do jogador contrário, carimbando assim os três primeiros pontos para o Sp. Silvalde."

"In Bancada Central - Espinho"

Celso Henriques

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Noticia - " Bancada Central - Espinho"


" O Sporting de Silvalde venceu com brilhantismo o torneio organizado pelo ISPAB. A equipa Silvaldense apresentou-se em Paços de Brandão muito forte e bastante adiantada na preparação face aos seus adversários, o que lhe augura um bom campeonato. O 5-2 imposto ao Miramar Clube Valadares não deixava dúvidas que os leões de Silvalde estavam na prova para discutirem a vitória. Uma eficácia muito boa e um comportamento quase exemplar colocou os Silvaldenses na final, onde encontraram o Vilar do Paraíso, equipa que no outro jogo venceu os locais por 4-2, num jogo muito equilibrado e que deixava antever uma final "durinha".
Na verdade, o espírito colectivo e de entreajuda da equipa do Sp.Silvalde, a sua forma organizada de defender e a objectividade como abordou os lances de ataque, tornaram a final num passeio. O primeiro trunfo dos leões era a sua defesa organizada e quando esta cedia estava lá Pimenta para retirar o sucesso ás investidas do Vilar do Paraíso. No ataque a objectividade e o aproveitamento das oportunidades levaram a que o resultado se fosse dilatando até ao 4-0 final.
Na luta pelos 3º e 4º lugares, a equipa da casa perdeu 2-1 com o Miramar Clube Valadares. Assim, o ISPAB terminou a competição no lugar mais baixo do pódio.

Quanto a títulos individuais, o Sp.Silvalde arrecadou tudo o que havia para arrecadar. Troféu de melhor guarda-redes para Pimenta; troféus de melhor marcador e melhor jogador para Bruno.
Com este triunfo, o Sp.Silvalde ganha motivação para o início do campeonato que será já no próximo fim-de-semana, em S.João da Madeira, contra o Dínamo Sanjoanense.

Pelo Sp.Silvalde alinharam: Pimenta e David; Bruno, Américo, Eurico, Matagueira, Maia, Rui Monteiro, Reinaldo, Paulo Oliveira, Paulo Ferreira e João Mesquita.

Treinador: Celso Henriques "

"in Bancada Central - Espinho " - 6 de Outubro 2009

Celso Henriques

domingo, 4 de outubro de 2009

S.C.Silvalde ganha o Torneio AA ISPAB/TINOCAR FUTSAL CUP


É com enorme satisfação que anuncio este titulo conquistado este fim-de- semana. Foi conquistado com muito esforço, dedicação e empenho de todo o grupo de trabalho.

Sem trabalho não há sucesso e os meus jogadores perceberam a mensagem transmitida ao longo da pré-época e a prova disso foi este titulo conquistado.


Resultados:

03/10
ISPAB 2 - 4 Vilar Paraíso
Miramar 2 - 5 S.C.Silvalde

04/10
ISPAB 1 - 2 Miramar
S.C.Silvalde 4 - 0 Vilar Paraíso

Classificação:

1º S.C.Silvalde
2º Vilar Paraíso
3º Miramar
4º ISPAB

Além do 1º Lugar, o S.C.Silvalde conquistou os seguintes prémios individuais:

Melhor Jogador
Bruno Soares - S.C.Silvalde

Melhor Marcador
Bruno Soares (4-GM) - S.C.Silvalde

Melhor Defesa
Pimenta (2-GS) - S.C.Silvalde


Todo o grupo está de parabéns por terem conquistado tudo o que havia para conquistar neste torneio e em meu nome pessoal quero agradecer ao AA ISPAB pela boa organização deste Torneio.

Celso Henriques

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Noticia - " Bancada Central - Espinho"



Dois amigáveis proveitosos

"Foi sem perder que o Sp.Silvalde passou pelos dois jogos amigáveis que disputou na passada semana. No primeiro, empatou a três bolas com o Carvalhido; já no segundo, foi com a equipa de Sto Ant.Grijó por 9-7, dois resultados positivos diante equipas que participam nos campeonatos distritais do Porto.
Celso Henriques aproveitou para rodar a equipa toda e procurou que os seus pupilos aplicassem em acção conceitos tácticos executados em treino. A verdade é que o Sp.Silvalde continua a dar bons sinais de crescimento e durante esta semana haverá novo amigável, em Pedras Rubras, e no fim-de-semana um torneio em Paços Brandão, no qual serão limadas as últimas arestas antes do início da competição."

"In Bancada Central - Espinho - 29 de Setembro 2009"

Celso Henriques

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Entrevista " fut-porto-distrital.blogspot.com "



Celso Henriques o elo de ligação


"Hoje apresentamos um clube de fora dos Campeonatos Distritais da Associação de Futebol do Porto, esta rubrica não deve ser única pois iremos futuramente divulgar clubes com alguma ligação a gentes do Porto.
Hoje é dia do Sporting Clube de Silvalde onde o actual treinador é sobejamente conhecido nos Campeonatos Dis
tritais da Associação de Futebol do Porto e não só.
Para além de darmos a conhecer o plantel e pré época entrevistamos Celso Henriques que iniciou a sua carreira como preparador físico na época 2003/2004, posteriormente teve uma passagem de duas épocas com treinador adjunto na 2.ª Divis
ão Nacional ao serviço do Mocidade d’Arrábida, no mesmo clube foi o treinador principal do juniores na 1.ª Divisão em 2006/2007, para na época seguinte, treinar pela primeira vez uma equipa sénior (Jaca F. C. – Honra A. F. Porto) como treinador principal e ao mesmo tempo é o coordenador das camada do clube, na época passada regressou a adjunto no Gondomar Futsal Clube na 2.º Divisão Nacional e está ano dá continuidade á sua carreira desportiva no Sporting C. Silvalde de Espinho (A. F. Aveiro).




fut-porto-distrital [fpd]: O que te levou a aceitar o convite do Sporting Silvade?
Celso Henriques [CH]: Sou um treinador interessado pelo Futsal e sempre acompanhei diversos campeonatos, não só da Associação do Porto como também nas Associações próximas. Gosto de colaborar quém ajuda na evolução da modalidade e disponibilizei-me após um convite para ser colaborador do Site FutsalGlobal.com no qual pertence á região de Aveiro. Apartir desse momento sempre tive um acompanhamento mais atento nos campeonatos da Associação de Aveiro. Quando o Presidente do S.C.Silvalde o Sr. Saxe me convidou para orientar o clube para a época 2009/2010 achei que era uma boa oportunidade para eu participar num campeonato diferente e também pelo facto de ser o S.C.Silvalde no qual eu tinha boas referências, porque é composto por pessoas humildes, por isso foi facil aceitar este convite.

[fpd]: Não havia projectos nos clubes da A. F. Porto que te motivaram?
[CH]: Considero-me um treinador ambicioso, sempre á procura em evoluir para aumentar as minhas qualidades como treinador (é o meu segundo ano consecutivo que vou a Espanha fazer acções de formação), para tirar o máximo de rendimento de uma equipa e elevar os níveis de performance desportiva individual de cada jogador em prol de um jogo colectivo. Por isso, custumo dizer que, não treino só por treinar. Eu sou exigente comigo próprio e também quero que as pessoas que trabalham comigo o sejam, porque isto é um processo recíproco. Nesta base de ideias nem todos os clubes têm projectos que me motivem e na Associação do Porto não apareceu nenhum dentro deste quadro.

[fpd]: Quando aceitas-te o convite do Sporting C. Silvalde quais foram os objectivos que te pediram?
[CH]: Quando os clubes mudam de treinadores é porque querem algo de diferente, mas para melhor, foi o que se passou no Sporting C. Silvalde. O clube é composto por pessoas humildes que trabalham para que o clube tenha sucesso. O S. C. Silvalde ficou na época transacta em 4º lugar, por isso não fazia sentido eu aceitar o convite proposto pelo presidente Sr.Saxo para ficarmos abaixo do 4º lugar, apesar de eu ter a consciência que não há campeonatos iguais, porque pode haver um decréscimo ou acréscimo de qualidade de jogo de um ano para o outro. Dentro deste enquadramento todo o grupo de trabalho está a trabalhar para atingir o máximo possível na classificação e chegar o mais longe na Taça de Aveiro.

[fpd]: Tinhas conhecimento dos campeonatos Distritais de Aveiro?
[CH]: Como disse anteriormente sou um treinador atento a vários campeonatos, por isso tinha algum conhecimento sobre os campeonatos Distritais de Aveiro. A partir do momento que aceitei o convite do S. C. Silvalde em meados do mês de Maio tentei obter o máximo de informação possível, assistindo a jogos que eu achei de maior importância, para conhecer de perto o trabalho das equipas e pôde concluir que o campeonato Distrital de Aveiro é campeonato bastante competitivo.

[fpd]: Consegues fazer alguma comparação ou separação entre os campeonatos de Aveiro e do Porto?
[CH]: São campeonatos muito próximos em termos de qualidade de jogo, mas na minha opinião o campeonato da A. F. Porto é mais competitivo, devido ao facto de haver mais formação e com qualidade, a prova disto é o facto do ano transacto os campeões nacionais dos escalões de juvenis e juniores serem da A. F. Porto (Cohaemato e Freixieiro) que posteriormente haverá mais escolha de jogadores nos escalões seniores em termos de qualidade. Na A. F. Aveiro estão a trabalhar nesse sentido e a médio prazo irão certamente obter resultados positivos. A Comunicação Social na região de Aveiro dão mais cobertura aos clubes e jogos em comparação ao Porto e dou alguns exemplos: existem Rádios que relatam jogos em directo na bancada dos pavilhões em jogos dos campeonatos Distritais, que por razões que me são desconhecidas no Porto não existe, os jornais locais emitem todas as semanas noticias dos respectivos clubes da região, no caso do S. C. Silvalde o jornal semanal " Bancada Central - Espinho" publica em todas as edições noticias sobre o clube, entrevistas a mim na qualidade de treinador do S. C. Silvalde, etc. São alguns exemplos que existem na Região de Aveiro que me leva a concluir que a nossa modalidade - Futsal neste Distrito está a evoluir de uma forma qualitativo.

Calendário da Preparação
Depois da entrevista vamos dar conhecer o calendário de preparação do Sporting C. Silvalde, contudo o Sporting Clube de Silvalde apresentou-se ontem (12/09/2009) aos seus sócios com o Lamas Futsal (2.ª Divisão Nacional) e que perdeu por 3-1, entretanto tinha começado os jogos de preparação com o Fundo Vila a 05/09 e que perdera por 4-1 e no dia 09/09 recebeu o Águias Areosa F. C. e venceram por 8-2, os próximos jogos de preparação são:
* 15 de Setembro: Silvalde -.Sache.
* 17 de Setembro: Silvalde - Fiães.
* 19 de Setembro: Torneio do Sporting Silvalde - (Silvalde, Crecor, Casa do F. C. Porto de Lourosa e Salgueiros 08)
* 23 de Setembro: Silvalde - Atlético Carvalhido
* 25 de Setembro: Silvalde - Stº António de Grijó.
* 30 de Setembro: Pedras Rubras - Silvalde.
* 03 e 04/10 de Outubro: Torneio ISPAB (Silvalde, Miramar, ISPAB e Vilar do Paraíso)."


"In fut-porto-distrital.blogspot.com "


Celso Henriques

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Entrevista - " Bancada Central " - Espinho


"Celso Henriques era adjunto no Gondomar quando recebeu com um sorriso rasgado a oportunidade de treinar o Sp.Silvalde.
Conhecedor do Futsal nos distritais do Porto, Celso Henriques aceitou este novo desafio com entusiasmo e mostrou-se desde logo ambicioso nos seus objectivos.


Qual foi a principal motivação para treinar o Sp.Silvalde?
Sou uma pessoa que gosta de novos desafios e sempre ambicionei trabalhar nos campeonatos de Aveiro. O presidente convidou-me e como tinha boas referências do clube, foi fácil aceitar.

Além do treinador, saíram jogadores que foram referência na época. Como está a ser feita a transição?
Quando cheguei reparei que haveria necessidade de colmatar essas saídas e optei por convidar jogadores da minha confiança, que me dariam a certeza de serem mais-valias na prespectiva de aumentar a competitividade da equipa para uma prova que vai ser muito disputada.

Aquando da apresentação traçou o 4º lugar como objectivo...
Temos como principal objectivo ganhar todos os jogos mas sabemos que isso não é fácil, até porque as outras equipas também querem ganhar. Já tive a oportunidade de observar alguma coisa e não me restam dúvidas que o próximo campeonato vai ser mais equilibrado e competitivo que o anterior, por isso não vai ser fácil repetir o quarto lugar da época passada. Mas como formamos uma equipa ambiciosa , tudo iremos fazer para ir um pouco mais além.

Que diferenças encontra entre os campeonatos do Porto e os de Aveiro?
O campeonato de Honra do Porto é muito competitivo e tem jogadores de enorme qualidade. Apostam nos escalões de formação e não será por acaso que os campeões nacionais de juvenis e juniores são do Porto. Em Aveiro, os campeonatos também estão a evoluir qualitativamente, tendo como mais-valia o acompanhamento dos orgãos de comunicação social que fazem uma cobertura das competições, o que permite uma rápida divulgação da modalidade.

Como gosta de ver jogar as suas equipas?
Convém referir que estamos numa fase de pré-época, num processo que visa a criação de entrosamento entre jogadores. Só posteriormente poderemos partir para questões mais tácticas. Assim, só daqui a 4 a 6 semanas estaremos nos índices adequados. No entanto, poderei dizer que sou um técnico que psicologicamente incute o espírito constante de vitória e de entrar em campo sempre para ganhar. Tacticamente sou mais versátil quando mais polivalentes se mostrarem os jogadores, porque gosto de analisar cada adversário e jogar conforme as suas fraquezas, mas sempre com a cabeça na concentração defensiva para evitar cometermos erros.

Aposta no ataque deliberado em caso de estar em desvantagem?
A experiência diz-me que é preciso ter jogadores que se enquadrem no estilo de jogo de 5x4. Neste momento é prematuro dizer se aplicarei essa medida ou não porque ainda estou em fase de conhecimento dos jogadores, mas uma coisa é certa: há situações de resultado desfavoravél em que jogar 5x4 não resolve o problema. Por isso, uso esse esquema ofensivo só quando sentir confiança para tal."

"In Bancada Central - Espinho"

Celso Henriques

sábado, 5 de setembro de 2009

Blog S.C.Silvalde está de volta.....


Informo a todos os simpatizantes de Futsal que o Blog do Sporting de Silvalde está activo.

Faz parte dos objectivos da direcção e da equipa técnica do S.C. Silvalde utilizar esta ferramenta para dar a conhecer a realidade do Clube e dar projecção a modalidade do Futsal.

http://scsilvalde.blogspot.com/

Celso Henriques

quinta-feira, 3 de setembro de 2009



Celso Henriques: "Quero alcançar o sucesso no Silvalde"

O Sporting de Silvalde regressou ao trabalho, na passada terça-feiira, dando início à preparação da nova época desportiva, na qual o clube espinhense voltará a competir no Campeonato Distrital da 1ª Divisão da AF Aveiro.
Narciso Tavares abandonou o comando técnico no final da temporada passada, dando o seu lugar a Celso henriques, um jovem treinador que vai fazer a sua estreia nas competições distritais aveirenses.
O FutsalGlobal esteve à conversa com o novo técnico do Silvalde, que nos falou das expectativas que acalenta para este novo desafio na sua carreira.


É a sua primeira experiência no Campeonato Distrital da AF Aveiro. Espera encontrar grandes diferenças em relação às competições da AF Porto?

Quando aceitei o convite feito pelo presidente do Sporting de Silvalde, o Sr. José Saxe, em meados do mês de Maio, desde então estive a fazer uma análise constante ao campeonato da 1ºDivisão Distrital de Aveiro, incluindo jogos do Silvalde e outros em que eu achei de muita importância. A minha analise final foi que este campeonato tem uma boa qualidade de jogo nos aspectos Técnico/Tacticos, mas em termos comparativos com a competição da AF Porto, mais concretamente com a Divisão de Honra são competições que estão a um nível muito próximo, sendo na minha opinião na AF Porto apresenta uma maior qualidade de jogo e maior competitividade, isto devido ao facto da grande aposta dos clubes na formação. Dou um exemplo: se formos analisar nos últimos anos, entre os campeões nacionais de juniores e juvenis está sempre uma equipa pertencente à AF Porto e no último ano foram os dois campeonatos nacionais conquistados pelas equipas do Freixieiro e Cohaemato, ambas da AF Porto. Isto reflecte-se a curto prazo no escalão sénior. No entanto, na AF Aveiro, os campeonatos estão a evoluir com qualidade devido à aposta que os clubes estão a ter nas camadas de formação e, claro que eu não posso deixar de mencionar na cobertura que a Comunicação Social tem neste distrito em relação ao Futsal, que é um aspecto fundamental para a evolução da modalidade. Claramente neste ponto a AF Aveiro está à frente.

Metade do grupo de trabalho é constituído por jogadores novos no
clube. Está satisfeito com o plantel que tem à sua disposição?

Após o termo do campeonato, tive a oportunidade de efectuar alguns treinos para conhecer os jogadores e analisar a equipa. Havia uma necessidade enorme de ser reforçada devido às saídas de jogadores do Silvalde por vários motivos. O critério que utilizei foi de dar prioridade a jogadores de qualidade em quem eu tenho confiança para aumentar a qualidade de jogo, tornando a equipa do Silvalde mais competitiva de modo a fazer frente às enormes dificuldades que vamos ter pela frente. Como metade dos jogadores são novos no clube o processo de integração vai ser mais lento do que um plantel composto por todos os elementos que transitem do ano anterior, mas claro que estou satisfeito, porque sei que todos eles, incluindo a equipa técnica e direcção, estão direccionados para o sucesso do Silvalde.

Com que objectivos parte o Silvalde para esta época?

Considero-me um treinador ambicioso, querendo sempre evoluir para ter sucesso. É o segundo ano consecutivo que tenho o privilégio de participar em acções de formação em Espanha (Universidade de Cadiz e Azkar Lugo), por isso trabalho para um único objectivo: - ter sucesso nas equipas em que estou a trabalhar. No Silvalde não será excepção. O objectivo principal é melhorar o 4º lugar da época passada, mas quero algo mais, porque confio em todo o grupo de trabalho do Silvalde.

É possível vermos o Silvalde de regresso aos nacionais a curto prazo?

Todos nós temos esse sentimento e eu espero contribuir para que isso aconteça.


Plantel 2009/2019

Permanêncas
David
Hélder Azevedo
Américo Rocha
Hélder Matagueira
Rui Monteiro
Paulo Oliveira
Fábio Oliveira

Entradas
Pimenta - (ex. Lamas Futsal)
Freitas - (ex. Barranha)
Reinaldo - (ex. Jaca)
Eurico - (ex. Jaca)
João Mesquita - (ex. Jaca)
Bruno Soares - (ex. Sto António de Grijó)
João Tiago - (ex. Sache)


Equipa técnica

Celso Henriques
António Reis
Ruben Bastos


Calendário de pré-época

05 de Setembro: Fundo Vila - Silvalde.
09 de Setembro: Silvalde - Águias Areosa.
12 de Setembro: Silvalde - Lamas Futsal (apresentação)
15 de Setembro: Silvalde -.Sache.
17 de Setembro: Silvalde - Fiães.
19 de Setembro: Torneio do Sporting Silvalde - (Silvalde, Crecor, CFCPC Lourosa e Salgueiros 08)
23 de Setembro: Silvalde - Atlético Carvalhido
25 de Setembro: Silvalde - Stº António de Grijó.
30 de Setembro: Pedras Rubras - Silvalde.
03 de Outubro: Torneio ISPAB (Silvalde - Miramar e ISPAB - Vilar do Paraíso.
04 de Outubro: Torneio ISPAB (3º e 4º lugares e final)

"In www.futsalglobal.com "

Noticia - " Elite Futsal "


Silvalde iniciou preparação

O Sporting Clube de Silvalde iniciou os seus trabalhos tendo em vista a participaçõa na 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Aveiro.
O conjunto espinhense, orientado por Celso Henriques, tem como objectivo, fazer melhor do que o 4º lugar da época passada, mantendo também intacto o desejo de regressar aos campeonatos nacionais.
Para isso, o plantel sofreu algumas alterações com a entrada de sete caras novas. A equipa técnica será comandada por Celso Henriques e composto por António Reis e Ruben Bastos.
Permanências:

David, Hélder Azevedo, Américo Rocha, Hélder Matagueira, Rui Monteiro, Paulo Oliveira e Fábio Oliveira

Entradas:

Pimenta, (ex. Lamas Futsal), Freitas (ex. Barranha), Reinaldo, Eurico, João Mesquita (todos ex. Jaca), Bruno Soares (ex. St. Ant. Grijó) e João Tiago (ex. Sache)

"In Elite Futsal"

Noticia - " www.scn.pt "


Silvalde arrancou sob comando de Celso Henriques


Equipa anseia o regresso aos nacionais mas aponta em querer melhor o que fez a época passada.


"O Sporting Clube de Silvalde iniciou ontem os seus trabalhos tendo em vista melhorar a classificação da época passada, o quarto lugar na 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Aveiro.

A equipa conta esta época com o técnico Celso Henriques - na foto - (tal como o scn.pt havia anunciado em Maio) que depois de ter orientado o Mocidade da Arrábida, esteve o ano passado como treinador-adjunto do Gondomar Futsal.

Segundo o técnico o objectivo é "fazer melhor que o 4º lugar da época passada e para isso vamos querer ganhar jogo a jogo", tendo sempre presente o secreto desejo de entrar nos campeonatos nacionais.


Com a chegada do novo técnico chegam também sete caras novas, sendo o plantel constituído por:

Pimenta - (ex-Lamas Futsal)
Freitas - (ex-Barranha)
David
Hélder Azevedo
Américo Rocha
Hélder Matagueira
Rui Monteiro
Paulo Oliveira
Fábio Oliveira
Reinaldo - (ex-Jaca)
Eurico - (ex-Jaca)
João Mesquita - (ex-Jaca)
Bruno Soares - (ex-Sto Ant.Grijó)
João Tiago - (ex-C.D.Sache)


Calendário da pré-época:
05/09 - Fundo Vila x Sp.Silvalde.
09/09 - Sp.Silvalde x Águias Areosa.
12/09 - Sp.Silvalde x Lamas Futsal (Apresentação)
15/09 - Sp.Silvalde x C.D.Sache.
17/09 - Sp.Silvalde x Fiães.
19/09 - I Torneio Quadrangular - Sporting Silvalde - (Sp.Silvalde / Crecor / Casa F.C.Porto Lourosa / Salgueiros 08).
25/09 - Sp.Silvalde x Sto Ant. Grijó.
30/09 - Ac. Pedras Rubras x Sp.Silvalde.
03/10 - Torneio ISPAB - Sp.Silvalde x Miramar / ISPAB x Vilar do Paraíso.
04/10 - Torneio ISPAB - 3º x 4º / 1º x 2º.
"

"in www.scn.pt"

Celso Henriques

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Noticia - " Bancada Central " - Espinho


"Com a apresentação do plantel e a realização do primeiro treino da pré-época, arranca hoje (1 Setembro), pelas 20h15, no pavilhão da Escola Secundária de Esmoriz, mais uma temporada para a equipa sénior masculina do Sp. Silvalde.

Depois da troca de técnicos (saída de Narciso Tavares para a entrada de Celso Henriques) esperavam-se mexidas no plantel e foi precisamente o que se verificou. Num plantel que para já conta com catorze unidades, 7 são caras novas. Mas, como nos confirmou o presidente do clube Silvaldense, José Saxe, "o plantel ainda não está fechado", estando prevista neste início de época a passagem pelos treinos de alguns jogadores á experiência.

Celso Henriques pretende construir uma "equipa equilibrada, com muita qualidade e capaz de levar o Sporting de Silvalde a cumprir os seus objectivos". De resto, a intenção é, segundo o próprio técnico, "fazer melhor que o 4º lugar da época passada e para isso vamos querer ganhar jogo a jogo".

Amanhã e sexta, a equipa irá treinar na Nave Polivalente de Espinho, antes de iniciar a segunda fase da pré-época que passa pelos primeiros encontros amigáveis. Ao todo são oito jogos onde se acrescentam dois torneios. O primeiro encontro, a disputar no dia 5 de Setembro, será contra o Fundo de Vila, na Nave Polivalente de Espinho, pelas 18h00, enquanto que o último será no decorrer do Torneio do ISPAB, que contará com a equipa da casa, do Sp.Silvalde e das equipas de Miramar Valadares e Vilar do Paraíso."

"In Bancada Central - Espinho"

Celso Henriques

sábado, 29 de agosto de 2009

Fair-Play.....

Existem situações na vida que nos fazem acreditar que é sempre possível sermos melhores do que somos !

Temos aqui um bom exemplo:

Durante um jogo de futebol, na Holanda, um jogador da equipa de vermelho - o Ajax - sofreu uma falta e ficou magoado, caído no chão.

Um dos jogadores da equipa adversária - equipada de amarelo - como é hábito, atirou a bola para fora para que o jogador magoado fosse atendido.

Quando o jogador ficou recuperado o lançamento pertenceu ao Ajax (de vermelho) e, como manda o desportivismo, um jogador do Ajax tentou devolver a bola para o campo do adversário.
Só que o fez de forma desajeitada e, sem querer, acabou por meter golo!

Todos, incluíndo o jogador que, sem querer, meteu golo, ficaram atrapalhados. Mas o árbitro considerou o golo válido!

A bola voltou ao centro para o jogo ser retomado com aquele injusto resultado.

Foi nesse momento que os jogadores do Ajax, com grande espírito desportivo, rapidamente tomaram uma resolução:

Ficarem todos quietos para permitir à equipa adversária - os de amarelo - fazerem eles também um golo para repôr a justiça no resultado. E foi isso que aconteceu!!!

É impressionante o sentido de justiça da equipa do Ajax - de vermelho e o bom entendimento entre todos eles para que nenhum se movimentasse. Eles queriam ganhar, mas a vitória teria que ser "limpa" e "justa"!!!

O desporto é muito mais que ganhar ou perder, existem valores pelos quais, devemos preservar.

A HONESTIDADE.




Celso Henriques

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Noticia - " Jornal de Espinho"



OBJECTIVO: IGUALAR OU MELHORAR O QUARTO LUGAR DE 2008/09


Silvalde assegura sete reforços



"O rigor orçamental continua a ser uma das bandeiras do clube da Vila de Silvalde, que recusa "entrar em loucuras" na próxima temporada, não obstante o quarto lugar obtido em 2008/09. O objectivo agora passa por cimentar uma posição entre os primeiros da geral e foi nesse sentido que Celso Henriques, o novo treinador da equipa leonina, estruturou um grupo de trabalho que ainda poderá vir a receber um ou outro atleta.

A pré-temporada só arrancam no próximo dia 1 de Setembro, mas no Sporting de Silvalde já se trabalha para que esteja tudo praticamente definido nessa data. O objectivo dos Silvaldenses para a próxima época passa, fundamentalmente, por igualar ou melhorar o quarto lugar obtido em 2008/09 e foi nesse sentido que decidiram contratar um novo treinador. Celso Henriques, ex-adjunto no Gondomar Futsal - equipa que militava na II Divisão Nacional - foi o escolhido para render Narciso Tavares e não perdeu tempo a montar um grupo que lhe dá garantias de sucesso. Reforços, para já, são sete, embora não esteja colocada de parte a possibilidade de mais um ou outro atleta ainda poderem ser convidados a integrar o projecto. Garantidos estão: Marco Morais (guarda-redes/ex-Luso Venezuelano), Freitas (guarda-redes/ex-Barranha), Reinaldo (universal/ex-Jaca), Eurico (ala-pivot/ex-Jaca), João Mesquita (ala-pivot/ex-Jaca), João Tiago (universal/ex-C.D.Sache) e Bruno Soares (universal/ex-Sto Ant. Grijó).
Apesar de tudo, o rigor orçamental continua a ser a bandeira do clube presidido por José Saxe. A ambição é enorme, mas na equipa leonina não há lugar a loucuras. "O melhor é não prometermos coisas que não podemos cumprir. Vamos fazer as coisas com calma", referiu o dirigente ao JE, opinião que é partilhada pelo novo treinador. "O meu objectivo em todos os projectos que entro é ganhar. Agora, a única coisa que queremos é andar nos primeiros lugares. Depois se verá o que poderemos fazer", explicou Celso Henriques.


Cinco partidas

Depois de terem ajudado o Sporting de Silvalde a alcançar uma das melhores classificações dos últimos anos, cinco atletas acharam por bem dar continuidade à carreira noutro clube. É o caso de Rica e Godinho, que decidiram integrar o projecto da Casa do F.C.Porto de Lourosa, enquanto que Daniel vai rumar ao vizinho Fiães. De saída estão também Luís, Rui Oliveira e Lima, embora por motivos diferentes. Enquanto motivos profissionais estiveram na origem da decisão do primeiro, o segundo optou por colocar um ponto final na carreira. O terceiro ainda poderá vir a jogar mais umas temporadas, mas, por enquanto, o futuro ainda permanece desconhecido."

"In Jornal de Espinho"

Celso Henriques

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Noticia na " Bancada Central" - Espinho


"Presidente contente mas consciente"

"José Saxe e Narciso Tavares colocaram ponto final a um namoro que ligou o técnico ao Sp.Silvalde durante dois anos. Para ocupar o lugar deixado em aberto, o presidente do clube silvaldense assegurou os serviços de Celso Henriques.


Bancada Central - Ficou satisfeito com o 4º lugar desta época?
Presidente do Silvalde Sr. Saxo - Fiquei satisfeito e foi importante para a equipa. faltou um pouco de sorte para podermos ir mais longe.

B.C. - E também ficou satisfeito com o trabalho do treinador?
Pr.Sr.Saxo - Sim, fiquei bastante satisfeito. Não há duvidas que Narciso Tavares fez um bom trabalho. Mas, como é obvio, esperamos sempre mais, embora tivéssemos total confiança no trabalho que se vinha desenvolvendo. Faltou um par de reforços valiosos que talvez tivessem ajudado a lutarmos por algo mais.

B.C. - Agora que se fechou um ciclo com a saída do técnico, outro se abre. É para o ataque á subida?
Pr.Sr.Saxo - Regressar ao Campeonato Nacional da 3ª Divisão será sempre a nossa ambição e quando fazemos mudanças é sempre a pensar em melhorar.

B.C. - Como chegou até Celso Henriques?
Pr.Sr.Saxo - Conheci-o através de contactos que me foram fornecidos e pelo seu historial pareceu encaixar naquilo que pretendemos. É uma pessoa com ambição mas ainda é prematuro tecermos comentários mais específicos antes de desenvolver o seu trabalho.

B.C. - Que expectativas existem para a equipa na próxima época?
Pr.Sr.Saxo - Com metade do plantel novo é dificil antever o que poderemos fazer. É preciso que os reforços se enquadrem na equipa e, por isso, não vamos pedir nenhum objectivo que depois possa ser manifestamente impossivél de concretizar. Posso afirmar que há ambição para fazermos melhor que o 4º lugar, mas temos de ter a noção que saíram jogadores muito influentes e que os reforços vão precisar de tempo para se entrosarem."


"Novo técnico estuda jogadores."

"Enquanto se encerra a época, Celso Henriques, o novo treinador do Sp.Silvalde, já analisa o que vai restando do actual plantel dos silvaldenses.
Sem Godinho e Rica, de saída para a Casa do F.C.Porto de Lourosa, com Daniel de partida para o Fiães e com o abandono de Luís e Rui Oliveira, o plantel está curto e é importante perceber as reais necessidades para a próxima época.
Celso Henriques é um técnico conhecedor do Futsal da Área do Grande Porto, mas é a primeira vez que vai competir nos distritais de Aveiro, uma prova que todos são unânimes em considerar mais competitiva e agressiva. Há mesmo quem afirme que subir dos distritais de Aveiro para a 3ª Nacional é mais dificil do que permanecer nos Nacionais.
Mas uma coisa é segura: pelo que foi possivél observar num primeiro contacto, Celso Henriques é um Treinador Ambicioso. O próprio afirma que tem grandes objectivos para o Silvalde: " Vou dar o máximo e todos teremos de ser profissionais para conseguirmos fazer melhor que o 4º lugar".
Mas para que seja possivél ir além daquilo que foi feito na temporada transacta, o novo técnico silvaldense reconhece que " é necessário reforçar o plantel que ficou sem elementos muito importantes". Ainda sem estar plenamente consciênte do que vai encontrar na 1ª Divisão dos Distritais de Aveiro, de uma coisa Celso Henriques tem a certeza: " Neste campeonato todas as equipas jogam para ganhar, mas há sempre algumas que vão ganhar mais do que outras e é nesse grupo que queremos estar".
Mesmo não falando abertamente em subir de divisão, porque reconhece que esse objectivo " é muito difícil de atingir", Celso Henriques deixa explícito no seu discurso que essa não será uma tarefa impossivél. "Acima de tudo, temos de trabalhar com muita dedicação e motivação e quanto maior for o nosso empenho, maior probalidade temos de ganhar jogos".
Quanto ao reforço do plantel, ainda não foram divulgados nomes, mas ao que tudo indica poderão chegar alguns elementos oriundos de equipas da Associação do Porto. Seja quem for que entre, Celso Henriques garante que " Será da minha ínteira confiança", deixando em aberto os nomes e as posições desses reforços e das carências, algo que só se saberá depois das férias que agora se iniciaram e que irão terminar apenas em Agosto. É que o Sp. Silvalde regressa aos treinos no dia 25 Agosto, na Nave Polivalente de Espinho. "


In, Bancada Central.


Celso Henriques

segunda-feira, 22 de junho de 2009

IV CLINIC DEL AZKAR LUGO - Espanha




Estamos em época das Acções de Formação e tal como aconteceu no ano passado fui á terra dos nossos " Nuestros Hermanos " nos dias 20 e 21 de Junho de 2009 a Lugo - Espanha, em busca de conhecimento.

Percorri cerca de 375 Km (Total - 750 Km) para uma Acção de Formação que se realizou na cidade de Lugo, pela iniciativa dos responsáveis do clube Azkar Lugo FS - Divisíon de Honor.

Sem dúvida que, se queremos melhorar as nossas capacidades como Treinadores de Futsal temos que aprender com os melhores, para isso, fazendo naturalmente alguns sacrifícios (financeiros, familiares, etc.), mas que irá compensar no futuro, com um trabalho de maior qualidade nas equipas que estivermos a trabalhar.

Quero congratular os Treinadores Portugueses presentes nesta Acção de Formação num total de 15, de diversos Distritos, que só demonstra o interesse da nossa classe (Treinadores de Futsal) em querer evoluir, assim contribuindo para a evolução da nossa modalidade em Portugal - FUTSAL



Prelectores



Programa


SÁBADO - 20 Junho



10h00 - Recepção

10h30 - Xabier López (Prepador Fisico - Azkar Lugo FS) : Estudo e efeitos da aplicação do método pliométrico na preparação fisica dos atletas de Futsal.

12h00 - Bruno García (Treinador - Azkar Lugo FS): Treino das transições no Futsal.


14h00 - Intervalo (Almoço)


17h00 - Luís Fonseca - (Treinador - Tien 21 Millenium): Treino na Alta Competição: A tècnica individual ao serviço do jogo colectivo.

18h30 - Mesa Redonda:
  • Situação actual do Futsal em Espanha.
  • Futsal a nivél internacional.
  • Relação - Leis de Jogo / Espectaculo, no Futsal


DOMINGO - 21 Junho


10h30 - Jesús Velasco - (Treinador - Luparense - Italia): Analise e métodos para o melhoramento do sistema ofensivo em linha

12h00 - Jesús Candelas - (Treinador Futsal - Ex. Interviú Boomerang): Tomadas de Decisões, no jogo de Futsal

13h30 - Encerramento.



Celso Henriques



Meu grupo:

Rui Silva - Celso Henriques - Augusto Costa - Ruben Rocha




Treinadores Portugueses Presentes


Celso Henriques