sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Futsal - Formação contínua - 18 Dezembro 2011
Dia 18 de Dezembro: "Modelo de jogo numa equipa de alta competição - Lances de estratégia ; Momentos de decisão"
Prelector: Treinador Orlando Duarte, ex-selecionador nacional e actual Treinador do campeão nacional, Sporting Clube de Portugal.
A acção terá uma componente teórica e outra prática.
Local: Nave Polivalente de Espinho
Horário:
9h30: Recepção
10h00: Parte teórica
11h00: Parte prática
Preço da inscrição: 5 €
Inscrições em: http://futsalumaformacaocontinua.blogspot.com/2011/10/inscricoes.html
terça-feira, 18 de outubro de 2011
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Congresso de Futsal " Momentos do Jogo"
Congresso de Futsal
"Momentos do Jogo"
No dia 10 de Junho, a Associação Recreativa Restauradores Avintenses organizou um Congresso de Futsal com o tema " Momentos do Jogo", no qual, eu tive o prazer de estar presente e aproveito para endereçar as minhas felicitações à Associação Recreativa Restauradores Avintenses pela boa organização apresentada.
O local escolhido foi no Auditório do Parque Biologico de Gaia.
Programa
09h30 - Fernando Oliveira (Presidente Restauradores Avintenses) - "Abertura"
09h35 - Sílvio Nogueira (Atleta APD Braga) - "Um exemplo a seguir"
09h40 - Paulo Tavares (Treinador Modicus) - "Defesa em equipas de Alto Rendimento"
10h10 - André Teixeira (Treinador Restauradores Avintenses) - "Treino Vs Jogo - A ligação"
10h40 - Debate - Pedro Dias (Membro UEFA) - Moderador
11h00 - Intervalo
11h30 - Nuno Dias (Treinador Instituto D.João V) - "Ataque Organizado"
12h00 - Jorge Bráz (Seleccionador Nacional) - "Observação de Adversários"
12h30 - Debate - Pedro Dias (Membro da UEFA) - Moderador
12h45 - Apresentação do Livro "Defesa à Zona em Futsal" de Luís Mendonça
12h50 - Mesa Redonda (3+3 Atletas Internacionais)
Masculinos - Ivan Dias; Israel Alves; Sandro Barradas
Femininos - Ana Azevedo; Daniela Ferreira; Daniela Ribeiro
13h30 - Cerimónia de Encerramento - Entrega de Lembranças e Diplomas.
Celso Henriques
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Saída do Sporting Clube de Silvalde
A minha saída do Sporting Clube de Silvalde
Venho por este meio informar que a partir desta data já não faço parte do comando técnico do Sporting Clube de Silvalde.
A direcção do Sporting Clube de Silvalde prescindiu dos meus serviços após o Jogo FCC Lourosa – S.C.Silvalde no passado dia 12 de Fevereiro 2011. Esta decisão vai ao encontro da minha vontade em sair deste clube manifestada durante a semana antes do respectivo jogo, no qual informei o grupo da minha intenção caso não alterasse algumas situações, bem como os maus resultados continuassem aparecer.
Foi um ano e meio de trabalho, onde estive rodeado de excelentes atletas, no qual aprendi muito, como também aprenderam comigo.
Sempre pus em prática métodos de treinos actualizados, muito acima do que se trabalha nos campeonatos distritais, mas tenho que reconhecer que não deram resultado, talvez devido á pouca cultura táctica ainda existente nos campeonatos distritais de Aveiro.
Organizei dois Torneios Quadrangulares de pré-época, neste ultimo ganhei todos os prémios disponíveis (torneio, melhor defesa e ataque), onde participaram equipas tanto dos Campeonatos Distritais como dos Nacionais. Os objectivos propostos por mim para esta época desportiva foram dois: Lutar pelos lugares cimeiros (que dão acesso á subida de divisão) e chegar á Final-Four da Taça de Aveiro, posso considerar que falhei um (campeonato) quanto á Taça de Aveiro falta só disputar um jogo caso vençam participarão na Final-Four, por isso saio deste clube de consciência tranquila porque tudo fiz para elevar o bom nome do Sporting Clube de Silvalde.
Agradeço a todas as pessoas (directamente ou indirectamente) que me apoiaram neste clube, direcção, sócios e principalmente aos jogadores no qual sempre demonstraram serem verdadeiros homens, a eles o meu muito obrigado.
Quando ao meu futuro, irei participar em Acções de Formação - FUTSAL e acompanhar todos os campeonatos. Se surgirem propostas para liderar projectos, analisarei atentamente.
Celso Henriques
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Noticia "Noticia Bancada Central - Espinho"
C.F.C.P.Lourosa 5-1 S.C.Silvalde
Sp.Silvalde: Marco, Paneira, Mitch, Ricardo, Couto - equipa inicial -, Matagueira, Paulo Oliveira, Pedro e Tadeu.
Treinador: Celso Henriques.
Intervalo: 3-0
"Na última jornada da primeira volta, o Sporting Clube de Silvalde deslocou-se a Lourosa para defrontar a Casa do Futebol Clube do Porto local e perdeu por 5-1, um resultado que não deixa dúvidas quanto à superioridade dos locais.
Na primeira parte, a formação silvaldense não teve capacidade para criar dificuldades à equipa da casa. O jogo dos silvaldenses foi demasiado previsível e as movimentações para provocar situações de vantagem não surtiram efeito. Ao nivél defensivo também não houve a mesma concentração demonstrada nos últimos jogos. Aproveitou a Casa do Porto de Lourosa para se colocar em vantagem e dilatar o marcador, chegando ao intervalo a vencer por 3-0.
Sem outra alternativa que não fosse tentar reduzir a diferença, os silvaldenses entraram na segunda parte mais pressionantes e com isso melhoraram a sua atitude competitiva. O assédio à baliza dos locais foi maior mas o golo surgiu bastante tarde - a três minutos do fim. Com o jogo a entrar na recta final, o Sp.Silvalde optou por jogar com o guarda-redes avançado mas a táctica não surtiu o efeito desejado, com o CFCP Lourosa a elevar o marcador para 5-1 em jogadas de contra-ataque."
"In Bancada Central - Espinho - 8 Fev. 2011"
Celso Henriques
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Noticia "Bancada Central - Espinho"
S.C.Silvalde 1-2 Ac.Feira
Sp.Silvalde: Marco, Américo, Matagueira, Mitch, Couto - equipa inicial -, Paneira, Ricardo, Paulo Oliveira e Pedro.
Treinador: Celso Henriques
Intervalo: 0-2
Contra uma equipa do topo da classificação, eram esperadas dificuldades para o Sp.Silvalde, que se debateu com dificuldades acrescidas quando (6´) Américo recolheu aos balneários depois de ter visto, por duas vezes, o cartão amarelo, o que condicionou toda a estratégia dos silvaldenses. E foi com o Sp.Silvalde em inferioridade numérica que o Académico da Feira inaugurou o marcador. Ultrapassadas as dificuldades, o Sp.Silvalde melhorou, em tudo menos na...finalização. Melhor pontaria apresentou o conjunto visitante que a escassos segundos do intervalo elevou para 2-0.
Na segunda metade, o jogo foi muito monótono, dando mesmo para dormir. O Ac.Feira geria a vantagem e o Sp.Silvalde jogava sem tranquilidade, tentando chegar a todo o custo à baliza contrária. O tempo passava mas golos...nem vê-los. Na tentativa final de jogar em 5x4 a equipa do Sp.Silvalde mostrou-se nervosa e desorganização e só a 15 segundos do final conseguiu reduzir a diferença.
"In Bancada Central - Espinho - 01 Fevereiro 2011"
Celso Henriques
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Noticia "Bancada Central - Espinho"
S.C.Silvalde 1-1 Fundo Vila
Sp.Silvalde: Marco Morais, Mitch, Ricardo, Couto - equipa inicial-, Paulo Oliveira, Reinaldo e Matagueira.
Treinador: Celso Henriques
Intervalo: 1-0
"Boa entrada do Sp.Silvalde a resultar no golo inaugural logo no primeiro minuto. Ricardo recebeu, rodou e atirou a contar à entrada da área. Depois. o jogo esfriou. Uma lufada de ar fresco foi dada a meio da primeira parte com o Fundo de Vila a ter um par de ocasiões para empatar. Mas eram os locais que tinham mais posse de bola e criavam os lances de maior perigo. A vantagem mínima ao intervalo aceitava-se ao decurso do jogo.
Na segunda metade o Sp.Silvalde continuou a ter mais posse de bola, organizando ataques que terminavam quase sempre em remates, ainda que fora do alvo. A ineficácia dos leões deixava a desejar e a pouco mais de 2 minutos do fim o Fundo de Vila empatou num lance fortuito. Os visitantes não mereceram o empate que castiga a ineficácia ofensiva do Silvalde.
Ainda assim, os silvaldenses conquistam um ponto a uma das equipas da metade superior da tabela e continuam numa posição de superioridade face à linha-de-água."
"In Bancada Central - Espinho - 25 Janeiro de 2011"
Celso Henriques
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Noticia "Bancada Central - Espinho"
Dínamo Sanjoanense 2-3 S.C.Silvalde
"Vitória Moralizadora"
Sp.Silvalde: Marco Morais, Matagueira, Paneira, Mitch, Paulo Oliveira - equipa inicial -, Couto, Américo, Ricardo e Bruno Soares.
Intervalo: 1-1
Treinador: Celso Henriques
"Depois de ter saído da linha-de-água na jornada anterior, o Sp.Silvalde atirou o Dínamo Sanjoanense para a lanterna vermelha com uma vitória sofrida mas justa num jogo nem sempre de boa qualidade.
Mais que a exibição, para o Sp.Silvalde o importante era a obtenção de um resultado positivo. Mesmo sabendo disso, os pupilos de Celso Henriques abordaram mal o jogo e sofreram o primeiro golo. Mas a entrada de Couto ajudou à reviravolta e foi dele o golo da igualdade com que se chegaria ao intervalo.
Sem alterações tácticas para a segunda parte, a agressividade dos locais intimidavam os silvaldenses que sofreram novo golo. O Sp.Silvalde reagiu de imediato e essa atitude positiva valeu-lhe a igualdade por Paulo Oliveira. Pouco depois, foi a vez de Ricardo completar a "cambalhota" no marcador. Nos minutos que restavam jogar, foi sofrer para evitar novo golo, já que a equipa da casa tentou a todo o custo a igualdade mas os leões arregaçaram as mangas e aguentaram a preciosa vantagem."
"In Bancada Central - Espinho - 18 Jan. 2011"
Celso Henriques
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Noticia "Bancada central - Espinho"
Sp.Silvalde 5-5 S.J.Ver
Sp.Silvalde: Marco, Américo, Bruno Soares, Paulo Oliveira, Couto - equipa inicial -, Paneira, Matagueira e Mitch.
Treinador: Celso Henriques
Intervalo: 2-2
"Tendo como prioridade não sofrer golos, as duas equipas entraram de forma contida na partida. Os visitantes optaram por mais posse de bola e os silvaldenses procuravam transições rápidas. De qualquer maneira, com o decorrer dos minutos os golos surgiram em ambas as balizas. Couto abriu o activo, os visitantes deram a cambalhota e Américo restabeleceu a igualdade a duas bolas com que se chegaria ao intervalo.
Para o segundo tempo, o S.J.Ver exerceu mais pressão e procurou justificar a diferença das duas equipas na tabela classificativa. Atacou e rematou mais, só que do outro lado teve uma equipa solidária que tudo fez para não se deixar abater. A capacidade de jogar em contra-ataque até acabou por dar vantagem aos silvaldenses. O jogo estava vivo e os visitantes empataram a 3 bolas. Bola cá e bola lá até o marcador acusar 5-4 a um minuto do final. A dúvida do público subsistia: seria o Sp.Silvalde capaz de se aguentar no fatídico minuto final? A resposta veio no desesperado 5x4 dos visitantes que permitiu encontrar o caminho do golo e do empate."
Celso Henriques, treinador Sp.Silvalde:
"Foi um jogo interessante com a incerteza do resultado a manter-se até final.
A vitória poderia ter acontecido para qualquer uma das equipas, por isso o empate acaba por ser um resultado justo. Ao Sp.Silvalde pede-se que mantenha a mesma atitude para os restantes jogos da competição"
"Noticia Bancada Central - Espinho - 11 Jan. 2011"
Celso Henriques